Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

M

Meio ambiente

Caracterizado pela interação de todos os elementos físicos, químicos e biológicos do planeta. 

Moacir Andrade

Membro de destaque do prestigiado Clube da Madrugada, em Manaus, Moacir foi um influente pintor e escritor da realidade amazônica. 

Mazagão

Município do Amapá conhecido por seu extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.

Museu Casa Suçuapara

 A casa foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990.

Manguezal

Na Amazônia Legal, os Estados do Maranhão, Pará e Amapá apresentam o ecossistema, que se estende até Santa Catarina pela zona costeira brasileira. 

Marabaixo

Reconhecido como patrimônio cultural imaterial e principal manifestação cultural do Amapá, a expressão faz referência a experiências culturais vivenciadas pelos amapaenses, sendo fundamental para a identidade cultural negra brasileira. 

Mangueirão

O Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, conhecido como 'Mangueirão', foi construído na intenção de valorizar o esporte paraense e concluído em 1978.

Macaco-aranha-de-cara-branca

No Mato Grosso, a espécie vive no Parque do Cristalino, em Novo Mundo (a 791 km de Cuiabá), e está ameaçada de extinção.

Malária

Doença causada por quatro tipos de protozoários do gênero Plasmodium, a transmissão acontece de duas formas: por meio da picada de mosquito ou por meio do uso incorreto e do compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes. 

Maranhão

É um Estado da Região Nordeste do Brasil, mas que também possui bioma amazônico e, por isso, faz parte da Amazônia Legal. 

Mato Grosso

Mato Grosso é um Estado da Região Centro-Oeste do Brasil.   

Macapá

 Macapá é um município brasileiro e capital do Estado de Amapá. 

Manaus

Conhecida por estar localizada no meio da maior floresta do mundo, a cidade de Manaus é um município brasileiro e capital do Estado do Amazonas.

Muiraquitã

Muiraquitã é o nome dado pelos indígenas a pequenos amuletos trabalhados em forma de animal, geralmente representando sapos. São feitos de pedras de cor verde ou de minerais como a nefrita.

Maniva

A maniva é a folha moída da mandioca que na culinária paraense é ingrediente principal de um dos pratos mais apreciados na região, a maniçoba.  

Machadinho D'Oeste

O município fica localizado entre Ariquemes e Jaru. Sua sede dista aproximadamente 400 km da capital do estado . 

Maniçoba

 A "Feijoada sem feijão" é um ensopado com carnes de porco leva a maniva, a folha da mandioca triturada e é bastante consumida no Pará.

Macaxeira

A Macaxeira também pode ser conhecida como mandioca, aipim, castelhinham uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão de pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga. 

Matupiri

 Também conhecido como Pataca, pode ser encontrado em países como Venezeuela, Guiana e norte do Brasil

Manoel Urbano

 O topônimo é uma homenagem a um grande explorador do Rio Purus. Manuel Urbano da Encarnação, era um mestiço amazonense, da região de Manacapurú.