Em 1961 foi lançada a Pedra Fundamental do futuro município de Paragominas. A fundação da cidade foi diferente das fundações de outros municípios do Pará.
Em 1961 foi lançada a Pedra Fundamental do futuro município de Paragominas. A fundação da cidade foi diferente das fundações de outros municípios do Pará.
O peixe-boi é o maior mamífero aquático de água doce. Pode medir até três metros e pesar até 450 kg.
A espécie tem hábitos alimentares necrófagos, possui arcada dentária e mandíbula bem estruturadas, e se alimenta em cardumes.
O Parque Nacional do Jaú possui, aproximadamente, 2,4 milhões de hectares e é uma importante amostra dos ecossistemas amazônicos
O Parque Nacional de Anavilhanas foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais
O Parque Estadual do Utinga é uma Unidade de Conservação Estadual que oferece aos seus frequentadores diversas opções para trilhas, espaços turísticos, quatro quilômetros de pistas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates.
O nome "Ponta da Agulha" surgiu em alusão à ponta de uma bússola, devido ao fato de a ponta da pedra apontar para o norte magnético da Terra.
Limita ao norte com o município de Senador Guiomard, ao sul com a Bolívia, a leste com o município de Acrelândia, a oeste com o município de Capixaba e a noroeste com o município de Rio Branco.
Os primeiros habitantes a residirem no município foram os índios das nações Arara, Náuas, Amoaças, Kampas, Kulinas e Catianos, que até hoje se encontram na região.
Porto Acre foi desmembrado do município de Rio Branco e elevado à categoria de Município em 28 de abril de 1992 e passou a funcionar em 1° de janeiro de 1993, quando o prefeito e os vereadores tomaram posse.
Habitavam primitivamente a região os índios Pamaris, Catuquinas, Purupurus, Cucamas, Jamadis, Canamaris entre outros.
Fundada em 1793, Parintins tem em seu povo uma expressão artística reconhecida mundialmente através da realização do Festival Folclórico.
O Paço Municipal, também conhecido como Paço da Liberdade, é um dos espaços mais antigos de Manaus.
Parque Zoobotânico reúne uma área de 144 hectares com espécies animais e vegetais, constituindo a maior área verde dentro do perímetro urbano da capital Macapá.
Quando acuada, pode achatar o corpo dorso-ventralmente, desferir botes e morder com agilidade.