Malária

Doença causada por quatro tipos de protozoários do gênero Plasmodium, a transmissão acontece de duas formas: por meio da picada de mosquito ou por meio do uso incorreto e do compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes. 

Foto: Ministério da Saúde/reprodução

Doença causada por quatro tipos de protozoários do gênero Plasmodium, a transmissão acontece de duas formas: por meio da picada de um mosquito que esteja infectado com o protozoário ou por meio do uso incorreto e do compartilhamento de agulhas e instrumentos cortantes.

O mosquito da malária é sempre fêmea e é do gênero Anopheles, bastante comum nos momentos do amanhecer e do entardecer. É ele o responsável por perpetuar o ciclo da malária, transmitindo os protozoários para um hospedeiro humano, que poderá ser picado por um mosquito não infectado que, por sua vez, se tornará um portador de malária para infectar outro indivíduo.

A malária é considerada uma doença tropical, justamente por ser transmitida por meio da picada dos mosquitos, que se reproduzem com maior facilidade no calor.

Os principais sintomas da malária são: febre alta, calafrios, suor, dores musculares nas articulações, dor de cabeça, taquicardia, cansaço, vômitos e convulsões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Zogue-zogue: espécie de macaco que habita o norte do Mato Grosso está ameaçada de extinção

Com peso inferior ao de um gato doméstico e pelagem marcada por tons alaranjados na barba, o zogue-zogue perdeu mais de 40% de seu habitat original.
Publicidade

Leia também

Publicidade