A pesquisa realizada no Amazonas analisou mais de 2,4 mil pessoas, das quais, 4% apresentaram algum nível de comprometimento de G6PD.
A pesquisa realizada no Amazonas analisou mais de 2,4 mil pessoas, das quais, 4% apresentaram algum nível de comprometimento de G6PD.
Pesquisadores da USP identificaram genes de resistência ao Trypanosoma cruzi no DNA de diferentes populações indígenas da floresta, favorecidos pela seleção natural.
Inundações, desmoronamentos e chegada de animais peçonhentos aos centros urbanos estão entre os riscos no período chuvoso.
O estudo foi desenvolvido com o objetivo de descobrir moléculas com potencial farmacológico no tratamento das doenças.
A ideia é garantir com que os aprendizados milenares adquiridos durante séculos passados não sejam perdidos com o passar do tempo.
De acordo com o doutor em química orgânica Adrian Pohlit, os resultados apontaram para o valor da etnomedicina regional, que associa às plantas estudadas a eficácia no tratamento da doença.
A 'gameterapia' é uma forma de quebrar a rotina no ambiente hospitalar e também ajuda no desenvolvimento motor e a recuperação de internados.
A terapia do esquema concentra-se nos importantes porquês do comportamento
Ao longo de uma pesquisa realizada no Mato Grosso, foi confirmada propriedade anti-hiperglicemiante capaz de impedir a absorção dos carboidratos, mostrando qual parte presente no extrato da árvore possuía ação biológica e medicinal.
Também conhecido como pajé Leôncio, foi um dos maiores conhecedores da medicina Apurinã, no Amazonas.
As plantas amazônicas acariquara branca, carapanaúba e castanheira-do-Brasil possuem propriedades inibidoras contra o parasito causador da malária humana
A pitaya oferece uma série de benefícios de saúde que, juntamente ao seu sabor, fazem dela uma boa alternativa para os agricultores do Amazonas.
O inverno amazônico é conhecido por ser o período em que a população começa a receber "visitas" inusitadas como caramujos, sapos, escorpiões e cobras.
Embora existam muitas lendas a respeito desse animal, não há, no Brasil, relatos comprovados de morte nem de envenenamentos graves em acidentes com lacraias
Cientificamente, existem estudos que comprovam a eficácia e propriedades contidas nesta árvore amazônica.
Essas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) possuem vitaminas A, B1 e B2, além de ferro, fósforo e cálcio e propriedades medicinais hepatoprotetoras que protegem partes do corpo humano.
Além da descoberta das 114 linhagens, também foi possível identificar o processo de isolamento, a obtenção, a identificação e a análise da capacidade metabólica de todas
Curso destina-se a técnicos e profissionais de saúde de nível superior que atuem nos Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia. Futuramente, será ampliado para os demais Estados da Região Norte.
O estudo, realizado pelo Instituto Tecnológico Vale e a Universidade Federal Rural da Amazônia, é o primeiro a associar as características do solo à substância, cujos níveis estão relacionados a compostos nitrogenados, manganês e ferro no solo.
Descrito pela primeira vez em 1762, o mosquito é originário do Egito, na África, e se espalha pelas regiões tropicais e subtropicais desde o século XVI.