Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Macaxeira

mandioca-combustivel

A macaxeira (Manihot esculentaé uma planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. Esta planta é nativa da América do Sul, no entanto está presente em muitas regiões do mundo.

O seu consumo só pode ocorrer depois de cozimento que reduza conteúdo de HCN (cianeto de hidrogênio) para níveis muito reduzidos. Como o cianeto de hidrogénio é um composto muito volátil a sua redução ocorre devido à temperatura de cozimento que origina a sua evaporação.

É a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois do arroz e do milho, e é um dos principais alimentos básicos no mundo em desenvolvimento, existindo na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas.

No Brasil, o termo mandioca ou mandioca brava é utilizado para as plantas com HCN superior a 100 mg/Kg de produto; enquanto que o termo macaxeira, mandioca mansa ou aipim, é utilizado nas plantas que possuem menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca

Leia também: Mandioca ou macaxeira? pesquisadora paraense explica as diferenças

A macaxeira (mandioca mansa, de mesa ou aipim) por apresentar baixos teores de ácido cianídrico (<50 mg/kg) pode ser consumida após pouco processamento culinário (cozer em água, ou leve cozedura seguido de fritura etc)

A folha triturada da mandioca recebe o nome de maniva, e além de ser fonte de proteínas e fibra, é muito conhecida pelos paraenses, já que a maniva é o ingrediente principal de um prato típico da região: a maniçoba. 

Mas esse consumo jamais deve ocorrer sem o cozimento da folha, e por um longo período, o período de cozimento da maniva tradicionalmente é de sete dias. A Instrução Normativa n 1 de 06 de maio de 2016 da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA) preconiza o cozimento da maniva por um tempo mínimo de 50 horas, a uma temperatura de 100 ºC, para que não ocorra risco de envenenamento.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/