Manaus 30º • Nublado
Sexta, 24 Setembro 2021

2º AGROLAB Amazônia

O evento - um dos mais abrangentes e profundos das últimas décadas - contou com a parceria dos Sebrae Amazônia Legal, na perspectiva de continuar sendo a maior feira do agronegócio da região, realizada em um ambiente 100% digital em plataforma 3Dgamificada.

Amazônia, ilustre desconhecida!

A verdade é que a desinformação é o fator predominante nos debates, liderados por correntes conservacionistas, ostensivamente contrárias ao desenvolvimento desta região.

Inpa lança livro sobre peixes e discute tecnologia social

O Glossário é a primeira obra produzida pela Editora Inpa especificamente em ambiente virtual, com projeto gráfico pensado para o acesso digital.

Bioeconomia, desafios de produzir, preservar e desenvolver (Falácia da ZFM como fator de preservação florestal)

As informações estão no documento "Florestas do Brasil em resumo"

Amoci-Fortec 2021 debate estratégias sobre inovação tecnológica

Devido à pandemia Covid-19, as programações ocorrerão em formato virtual.

28 de agosto, anistia sim, igualdade e fraternidade sonhos ainda distantes

O projeto que deu origem à Lei da Anistia foi redigido pela equipe do general Figueiredo. O Congresso Nacional o discutiu e aprovou em apenas três semanas.

Reconstrução da BR-319, questão vital para o desenvolvimento do Amazonas e a integração nacional

A rodovia é a única ligação rodoviária de Manaus com o sul do Estado e o restante do Brasil

Flona do Jamari, Rondônia

Segundo o documento Floresta Nacional do Jamari - Rondônia, Volume I - Diagnóstico, do Ministério do Meio Ambiente (MMA)/Ibama, 2005, o Sistema tem como propósito maior assegurar a manutenção da diversidade biológica

ONU adverte sobre impacto adverso da humanidade sobre o clima

As conclusões resultam de dois anos de trabalho de 103 peritos de 52 países, que participaram voluntariamente do estudo.

Projeto silvinita (potássio), o fim de mais um sonho

Segundo a "Avaliação do Potencial de Potássio no Brasil", até o momento pode-se afirmar a existência de depósitos em Nova Olinda do Norte, Autazes e Itacoatiara, com reservas em torno de 3,2 bilhões de toneladas de minério.

Florestas nacionais, patrimônio dos brasileiros

Áreas de florestas ocupam cerca de 61,5% do território brasileiro e estão distribuídas por biomas com características particulares.

Serviço Florestal Brasileiro

O Brasil dispõe de aproximadamente 500 milhões de hectares (59% do seu território) de florestas naturais e plantadas, respectivamente 57,31% e 1,16% da área territorial do país, precisamente a segunda maior área florestal do mundo.

Sul do Amazonas ou Amazonas do Sul?

O Sul do Amazonas, no contexto Amazônia, sofre processo de desmatamento iniciado nos anos 1960/70.

Amazônia e os novos futuros

Neste novo cenário destaca-se a nata da nova ciência, da nova economia, da economia circular, dos novos sistemas de gestão pública e privada, da bioengenharia, nanotecnologia, etc.

A Amazônia está na moda

Nesta edição, o encontro contou com a participação do professor Rafael Luque, do Departamento de Química Orgânica da Universidad de Córdoba, na Espanha, que discorreu sobre estratégias para um futuro mais sustentável

Suframa e o desenvolvimento sustentável

O plano define extenso conjunto de ações para fomentar a sustentabilidade ambiental por meio do desenvolvimento socioeconômico da área

ZFM, hora de banir o lixo burocrático

O Brasil caminha, ao longo da história, obstinadamente de costas para a Amazônia.

ZFM em preto e branco

Sem muito esforço percebe-se que nosso futuro é incerto.

Agronegócio garante vigoroso crescimento da economia

As exportações do agronegócio em abril bateram recorde e chegaram a US$ 13,6 bilhões, o maior valor mensal já registrado em um mês desde o início da série histórica, em 1997.

Indústria do Amazonas reage à crise do Covid-19

Pouco se tem a enaltecer sobre um setor que vem enfrentando há décadas forte processo de desindustrialização e, consequentemente, perda de importância relativa no contexto das atividades econômicas do país.