Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

2º FIINSA incentiva atração de investimentos de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia

Os temas debatidos abordaram desde realidade e visão de futuro para a Amazônia, passando por modalidades de financiamento para negócios de impacto, e mais.

COP27: CNA alinha agro, segurança alimentar e sustentabilidade

Para Muni Lourenço, presidente da CNA, "o Brasil mostrou ações positivas em relação ao cumprimento das metas do Acordo de Paris quanto à produção sustentável de alimentos para cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo".

​COP27: em carta, Amazônia renova compromisso com a sustentabilidade ambiental

A Amazônia, salienta o documento, "é uma região de superlativos, contradições, desafios e oportunidades".

COP27, meio ambiente e segurança nacional

Espera-se que o Brasil, no Egito, tenha êxito nas propostas de controle das mudanças climáticas apresentadas perante a COP27.

COP 27, o Brasil e o mundo esperam mais que "palavras, palavras, palavras"

Para a COP 27, segundo o MMA, o Brasil assume claramente ser parte dos problemas e das soluções alusivos à crise energética mundial.

Hidrogênio verde conquista espaço na matriz energética brasileira

O levantamento da CNI identifica duas modalidades de produção do hidrogênio sustentável adequadas ao consumo industrial: o hidrogênio verde e o hidrogênio azul.

Hidrogênio verde, combustível do futuro, e a COP 27

O processo de transição energética ora em curso é mais uma tomada de consciência sobre o atual modelo de produção, consumo e reaproveitamento de energia, notabilizada pela forte influência exercida sobre as mudanças climáticas.

Estimulando uma transição florestal produtiva na Amazônia

As transições florestais ocorrem em países, ou regiões dentro de países, em que há área de sucessão florestal secundária.

Idesam, compromisso com a sustentabilidade amazônica

Completando 18 anos da atuação de campo na Amazônia, o Idesam cada vez mais se consolida como uma das organizações não governamentais mais relevantes e de maior impacto.

Inpa realizou I Congresso de Meliponicultura da Amazônia

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do INPA, a produção de mel a partir da criação de abelhas-sem-ferrão é uma atividade econômica em crescimento no Amazonas.

Rei Charles III e o Amazonas

O novo rei britânico, Charles III, é um ambientalista com longa história de campanhas pela proteção da natureza, agricultura orgânica e luta contra mudanças climáticas.

Quanto custa conservar a Amazônia brasileira

Estima-se que para proteger 83% da Amazônia brasileira, equivalente a cerca de 3,5 milhões de km2, poderá custar entre 1,7 bilhão e 2,8 bilhões de dólares anuais.

44ª Expoagro encerrada neste domingo

Na edição 2022, o evento contou com mais de 400 expositores e uma programação de atividades, que incluiu apresentações culturais, capacitações, parque de diversão, rodeio, estandes para produtores do interior, além da realização do III Seminário de Bioeconomia do Amazonas.

ZFM e a política de desoneração tributária

Tendo em vista a gravidade do quadro, Suframa, governo do Estado e classes empresariais estão compelidos a encontrar fórmulas de convergência com o governo federal por meio de propostas lógicas e inovativas que visem promover a diversificação de nossa matriz econômica.

Há 68 anos, o suicídio de Getúlio Vargas parou o Brasil

O relógio indicava que faltavam 15 minutos para as 9 da manhã daquele 24 de agosto de 1954. Nunca o país assistira a tamanha comoção popular como a que veio logo após a divulgação da notícia.

Wilson Lima, na ACA, conjunção de esforços pelo fortalecimento do comércio

Ampla discussão ocorreu sobre questões voltadas à correção de problemas que há décadas prejudicam o setor. Dentre estes, sobressaem-se limpeza, segurança pública e reurbanização da área visando recuperar o Centro.

Agenda ZFM 2073, proposta de ajustes ao padrão revolução industrial 4.0

A grande questão posta: como conciliar os interesses da ZFM no contexto da Reforma Tributária e da política de desoneração fiscal, iniciada com os cortes nas alíquotas do IPI

O economista e suas responsabilidades sociais e econômicas

A Economia refere-se ao estudo de como as sociedades dispõem de recursos escassos para produzir bens e serviços valiosos e distribuí-los a diferentes grupos

Governo abre concessões para mais três Flonas no Amazonas

Orientações técnicas, coordenadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), estão disponíveis desde o início de junho e tem o objetivo de coletar informações, contribuições e sugestões da população quanto às concessões florestais.

Sebrae, 50 anos impulsionando a economia do Amazonas

Estatísticas do Sebrae Amazonas informam que, de um total de 42.262 microempresas instaladas em 2018, os números saltaram para 59.193 no corrente em 2022.