Manaus 30º • Nublado
Segunda, 15 Abril 2024

Governo do Amazonas apoia projetos destinados a potencializar comercialização e empreendedorismo em Rio Preto da Eva

Maior produtor de frutas cítricas do Amazonas, Rio Preto da Eva também avança na produção de café, pitaya e peixes em açudes manejados.

Eneva lança obras do Complexo Termelétrico Azulão I e II em Silves com investimentos iniciais de R$ 5,8 bilhões

As usinas termelétricas vão atender à crescente demanda do país, impulsionando o desenvolvimento econômico e energético do Amazonas.

Amazonas promove seminário sobre papel dos municípios na transição energética

Durante o evento, foram expostos, por especialistas em cada segmento, os desafios e oportunidades para o Norte brasileiro, altamente dependente de combustíveis fósseis, alternativas visando a redução da emissão de carbono.

Setor de óleo, gás e energia reuniu-se em Manaus para discutir potenciais energéticos do Amazonas

O evento, primeiro do segmento realizado no Brasil em 2024, inseriu o Amazonas, em definitivo, no circuito brasileiro de produção de energia, óleo e gás.

Vice Geraldo Alckmin defende exploração de silvinita do Amazonas e conclusão da BR-319

Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços participou da 313ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa, comemorativa dos 57 anos da autarquia.

Livro de Jean Cleuter Mendonça enfoca as contribuições sociais e seus reflexos nas empresas da ZFM

Em seu livro, interpreta e defende o crédito presumido das contribuições sociais para o PIS e da COFINS das empresas aqui localizadas além de outras questões tributárias e fiscais inerentes à ZFM.

MCTI aproxima vinculadas visando integrar e fortalecer ações na Amazônia

Reunião com o Inpa teve como propósito planejar uma agenda de trabalho conjunta para a próxima década e fortalecer a cooperação entre as instituições.

INPA, desafio de integração da rede de ciência pan-amazônica

A atual gestão considera como prioridade o fortalecimento das Coleções Biológicas, garantindo apoio orçamentário direto para ampliação e melhoria das instalações.

INPA, missão e planejamento estratégico 2021/2025

A agenda científica do INPA está organizada em quatro focos de pesquisa: Biodiversidade, Dinâmica Ambiental, Tecnologia e Inovação e Sociedade-Ambiente-Saúde.

Wilson Lima, na Aleam: Amazonas desenvolve políticas públicas visando superar a crise da estiagem

Leitura da Mensagem Governamental é realizada na abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas.

"Bioeconomia da sociobiodiversidade" insere Amazônia no Programa Brasileiro de Reindustrialização

Na maioria dos países, as estratégias de bioeconomia vêm sendo baseadas na exploração dos recursos biológicos renováveis, em especial as biomassas, para a substituição dos combustíveis fósseis na indústria e nos transportes.

Jaime Benchimol desenha cenário econômico 2024 para o mundo, Brasil e a Amazônia

Em sua visão deve predominar, no Amazonas, agenda em favor da infraestrutura por meio de ações inovadoras sobre logística, transporte fluvial, entre outras.

Jorge Souza Lima, eleito por unanimidade, assume a presidência do CODESE Manaus

Eleito por unanimidade para o novo cargo, terá a dura missão de reestruturar o órgão e inseri-lo na agenda desenvolvimentista do Amazonas e de Manaus.

Desafios de uma bioeconomia florestal na Amazônia

Pereira, Clement, Homma e Vieira salientam a vital relevância para a região conferida pelo estudo a produtos alimentícios oriundos das florestas "porque são frequentemente esquecidos num país que valoriza e incentiva o agronegócio convenciona".

Brasil pode tornar-se líder em bioeconomia e movimentar R$ 1,3 trilhão até 2030

Destaque à agricultura sustentável, exploração sustentável do vasto campo da produção de hidrogênio verde e biocombustíveis, bem como à produção sustentável de energias renováveis.

Um conto de Natal para o Amazonas e o Brasil

Nesta quadra natalina e da proximidade do fim de mais um ano, ditas conjecturas, ao que presumo, assumem especial relevância e significado por nos induzirem a reflexões particulares sobre a essência e o real significado da vida.

COP 28, mais um final melancólico sem acordo sobre os temas centrais do clima

A delegação brasileira, segundo alguns de seus expoentes, reconheceu que o resultado da COP28, foi forte em sinais, mas fraco em substância.

COP 28: em discussão fundos para compensação de efeitos climáticos e mercado de carbono

A delegação brasileira na COP28, formada por astronômicos 2,4 mil inscritos, deve ter sido, estimativamente, a maior entre os países presentes nesta edição da Conferência.

CPI das ONGs deve separar joio do trigo, individualizando ONGs parceiras e as inimigas do desenvolvimento regional

A CPI critica duramente o fato de as ONGs, muitas vezes, "entrarem na Justiça embargando obras de infraestrutura na Amazônia, como a construção de hidrelétricas, estradas, pontes, entre outros".

Samuel Benchimol, cem anos: uma vida dedicada ao ensino, à cultura e ao desenvolvimento do Amazonas e da Amazônia

O centenário de seu nascimento foi celebrado na Câmara de Vereadores de Manaus em sessão especial, quando da inauguração do Memorial Samuel Benchimol, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia.