Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 13 Mai 2021

Todos os países necessitam de vacinas, mas poucos podem produzi-las

Análogo a qualquer outra cadeia produtiva de bens de elevado conteúdo tecnológico, a fabricação de vacinas não foge à regra.

Regularização fundiária discutida no Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado vem promovendo audiências públicas para discutir o Projeto de Lei (PL) 510/2021, que altera regras de regularização fundiária em terras da União e do Incra

Manejo florestal, amigo número um da biodiversidade

O Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável vem discutindo por meio de webinars temáticos, a conjuntura social, política e econômica do Amazonas

Amazônia e as incertezas do Dia da Terra

"A Amazônia de pé é o nosso passaporte para o futuro, por seu potencial da bioeconomia"

Manejo Florestal, ZEE e sustentabilidade

A bioeconomia configura, inquestionavelmente, o eixo central do crescimento da Amazônia por meio da exploração sustentável dos recursos da biodiversidade, dentre estes o manejo florestal sustentável.

Manejo florestal sustentável

O Manejo Florestal Sustentável configura instrumento de extrema necessidade ao controle da exploração de florestas primitivas na bacia amazônica.

Por que a agropecuária não decola no Amazonas?

A produção de alimentos deveria constituir o centro das preocupações de governantes e da classe política.

Brasil, 31 de março, passado-presente, eterna busca de um norte

Brasil, um país sem rumo politico

Projeto Citros Amazonas - Parte II

O projeto tem como objetivo viabilizar o aperfeiçoamento do processo produtivo, privilegiando a otimização e preservação dos recursos naturais, com redução do uso de insumos contaminantes, possibilitando a produção de frutos de melhor qualidade.

Carta dos Economistas, uma lição de intolerância e parcialidade política

''Ressalto, em primeiro lugar, que, nem de longe, tento, aqui, defender o governo Federal, muito menos o presidente Bolsonaro, mas, como cidadão e profissional da área, contribuir para o estabelecimento da verdade''.

Projeto Citros Amazonas

A citricultura do Amazonas apresenta diversos gargalos decorrentes, fundamentalmente, da limitada oferta de tecnologias geradas localmente, comprometendo, dessa forma, seu desenvolvimento sustentável.

Covid-19: Fiocruz e Butantan deverão entregar ao SUS cerca de 300 milhões de doses até o fim de 2021

No mundo, serão 10,6 bilhões de vacinas produzidas até o final do ano.

BR-319, o golpe da Veja contra o Amazonas

Além de um desrespeito ao Amazonas, que, há décadas luta pelo estabelecimento de uma integração rodoviária com o resto do país, a Veja traiu a confiança de uma fonte.

Gilmar Mendes suspeito de julgar Moro

O ministro Gilmar Mendes, votou nesta terça-feira (9), pela declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá, da Operação Lava Jato.

Decisão de Fachin achincalha as leis do país

 Decisão também abre caminho para libertar todos os presos da Lava-Jato e devolver os recursos apreendidos.

BR-319, quando a burocracia se sobrepõe ao Estado

O máximo que o governo Federal avançou foi realizar algumas obras de conservação nas duas extremidades da estrada, no sentido Porto Velho/Humaitá e no sentido Manaus/Careiro, no Amazonas.

Covid-19 mobiliza ciência por solução

A epidemia do novo coronavírus vem causando estragos mundo afora. Perdas materiais e humanas, com forte impacto sobre as famílias.

ZFM 54 anos, frustrações e desafios para 2073

Buscar novo modelo econômico para o Estado, por meio de medidas consistentes de política econômica visando levar a cabo reformas e ajustes capazes de promover salto qualitativo em relação ao padrão tecnológico vigente.

Amazônia, biodiversidade e governança ambiental

As instituições de Ensino e Pesquisas têm um papel fundamental neste cenário dada sua experiência e o conhecimento científico e tecnológico produzido na região.

Biofármacos amazônicos para produção de vacinas

Produção reforçará a autossuficiência do país na área de imunobiológicos, reduzindo a dependência tecnológica externa.