Manaus 30º • Nublado
Domingo, 22 Mai 2022

Embrapa Amazônia Ocidental e a permanente busca de novas tecnologias agropecuárias

A atuação da Embrapa Amazônia Ocidental centra-se no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis direcionadas a pequenas propriedades rurais, buscando contribuir para aumentar a representatividade agrícola do Estado.

Embrapa, 49 anos: em meio a tantas conquistas lança o Cupuaçu 5.0

A coleção de clones é composta por cinco cultivares de cupuaçuzeiro que, quando plantadas simultaneamente, possuem em comum alta produtividade de frutos e boa resistência à vassoura de bruxa.

Wilson Lima e Bolsonaro buscam soluções compensatórias para a ZFM em relação ao IPI reduzido

O governo do Amazonas ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os efeitos do Decreto nº 11.047, de 14 de abril de 2022, sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Jaime Benchimol aponta potássio como fator essencial à integração PIM/Bioeconomia

Se não gerarmos alternativas econômicas para a região, não há como sair da dependência da Zona Franca de Manaus.

Potássio, insumo básico para a agropecuária

O Brasil despende anualmente cerca de R$ 12 bilhões com importação de potássio, levando o agricultor brasileiro a tornar-se refém dos fornecedores estrangeiros.

Potássio do Amazonas para o Brasil

O SGB, do Ministério de Minas e Energia, identificou na Bacia do Amazonas novas ocorrências e ampliou em 70% a potencialidade sobre depósitos de sais de potássio.

Atração de investimentos, prioridade para governo do Amazonas e Suframa

A Suframa, por seu turno, vem se dedicando arduamente em impulsionar estratégia para regiões dotadas de atrativos socioeconômicos relevantes.

Brasil, 31 de março, passado-presente e a eterna busca de um norte

Não obstante todos esses dramas vividos e que perduram até os dias de hoje, o Brasil ainda busca um norte em relação ao sistema político que governa o país

ZEE e o desenvolvimento sustentável da bioeconomia

Há décadas estudiosos e pesquisadores defendem uma revolução científica para proteger a floresta e da mesma forma levar desenvolvimento e riqueza para mais de 25 milhões de habitantes.

13 dias que abalaram o mundo

Tratava-se de artefatos de alto poder letal, capazes, quando operacionais, de destruir em minutos a maior parte das regiões Leste e Sul dos Estados Unidos.

ZFM avaliada por FGV, IPEA e Senado Federal

Dentre as conclusões, merecem destaque percentual dos gastos tributários totais do país, arrecadação federal, a expansão da escolaridade, a melhoria da infraestrutura e as condições de moradia da população e a a renda da região metropolitana de Manaus.

Zona Franca de Manaus vitoriosa em Brasília

O governador do Amazonas, Wilson Lima, saiu de reunião realizada na quarta-feira (9) com a garantia presidencial de que o Decreto Federal 10.979/2022 seria reeditado para preservar a competitividade das indústrias na ZFM.

ZFM, redução do IPI, Reforma Tributária e suas fragilidades

O impasse é cruel: como excepcionalizar a ZFM, que detém um pouco mais de 400 fábricas no PIM diante dos interesses de mais de 300 mil indústrias beneficiadas com a redução do imposto?

Projeto silvinita (potássio), o fim de mais um sonho

Segundo a 'Avaliação do Potencial de Potássio no Brasil', até o momento, pode-se afirmar a existência de depósitos em Nova Olinda do Norte, Autazes e Itacoatiara, com reservas em torno de 3,2 bilhões de toneladas de minério.

​Inpa e Usp pesquisam bioeconomia amazonense

O objetivo é conduzir investigações para ampliar a compreensão sobre a bioeconomia como elemento gerador de emprego, renda e bem-estar.

Ensino-pesquisa, base da matriz econômica e ambiental amazonense

É consensual que nossas instituições de pesquisa e as universidades terão que passar por profundas transformações para superar os imensos déficits que impedem convergências de ações nesse campo.

Esquerda-direita: significado político no mundo globalizado

Nestes tempos de radicalismos ideológicos extremados, considera-se importantíssimo distinguir corretamente os limites e o alcance destas conceituações.

Dívidas acumuladas da ciência na região transcendem o ambientalismo radical

Diante das transformações do mundo por meio de tecnologias disruptivas de largo espectro, observa-se que, por meio da tecnologia, pode-se mais do que entender, mas alterar o mundo à nossa volta.

BR-319: oposição de ambientalistas radicais não impedem obras

Segundo o Dnit, há disponibilidade orçamentária inicial de R$ 130 milhões para manutenção, conservação e recuperação da rodovia.

Amazonas concentra esforços na implantação do ZEE

Além de subsidiar informações para tomada de decisões e construção de políticas públicas, o ZEE se baseia numa análise detalhada e integrada da região.