A Economia refere-se ao estudo de como as sociedades dispõem de recursos escassos para produzir bens e serviços valiosos e distribuí-los a diferentes grupos
A Economia refere-se ao estudo de como as sociedades dispõem de recursos escassos para produzir bens e serviços valiosos e distribuí-los a diferentes grupos
Orientações técnicas, coordenadas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), estão disponíveis desde o início de junho e tem o objetivo de coletar informações, contribuições e sugestões da população quanto às concessões florestais.
Estatísticas do Sebrae Amazonas informam que, de um total de 42.262 microempresas instaladas em 2018, os números saltaram para 59.193 no corrente em 2022.
Como escreveu recentemente Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae e da Confederação Nacional do Comércio, "a população brasileira ainda permanece relativamente jovem, portanto, poucos viveram o suficiente para recordar o Brasil de 50 anos atrás".
Trata-se da primeira floresta pública federal a ser concessionada no Amazonas. Na modalidade, o setor privado obtém o direito de realizar o manejo florestal em uma floresta pública, explorando produtos florestais madeireiros e não madeireiros por um período de tempo previamente determinado.
Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável, realizado em junho, discutiu temas de alta relevância, destacando-se mineração, óleo e gás, potássio, agropecuária sustentável, bioeconomia e inovação.
Organizações nacionais ou estrangeiras que de fato se interessam pela defesa da região devem exercer sua missão com transparência, divulgar áreas de atividades, financiadores (normalmente organizações internacionais), prestar contas dos recursos arrecadados e sobre os resultados de suas ações.
O mais recente Panorama Econômico da OCDE (junho de 2022) destaca as implicações e riscos para o crescimento, o aumento generalizado da inflação e, consequentemente, a redução dos padrões de vida, a interrupção no fornecimento de energia e alimentos.
A parceria Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu a 4ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia inteiramente online.
A iniciativa conta com a parceria do Idam, Cetam, Prefeitura de Benjamin Constant e do Sistema de Rádio e TV Encontro das Águas.
Dupla desapareceu desde dia 5 no Vale do Javari, Alto Solimões (Amazonas), mas, em relação ao rio Javari, até o município de Benjamin Constant, de um lado é Brasil e de outro Peru.
Em um estudo publicado pela Embrapa, de 2005, Alfredo Homma e Fabrício Khoury Rebello observam fazer-se "necessário pensar uma proposta de desenvolvimento agrícola para a Amazônia".
O artigo 'Reflexão sobre escolhas econômicas, agricultura e sustentabilidade no processo de desenvolvimento do Amazonas' faz profunda reflexão acerca dos desafios da agricultura no Amazonas.
No primeiro trimestre de 2022, o Produto Interno Bruto dos países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Económico cresceu apenas 0,1% intertrimestral.
O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Alfredo Homma, pelo conjunto da obra é, inquestionavelmente, um dos maiores expoentes vivos da cosmologia amazônica.
A atuação da Embrapa Amazônia Ocidental centra-se no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis direcionadas a pequenas propriedades rurais, buscando contribuir para aumentar a representatividade agrícola do Estado.
A coleção de clones é composta por cinco cultivares de cupuaçuzeiro que, quando plantadas simultaneamente, possuem em comum alta produtividade de frutos e boa resistência à vassoura de bruxa.
O governo do Amazonas ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os efeitos do Decreto nº 11.047, de 14 de abril de 2022, sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Se não gerarmos alternativas econômicas para a região, não há como sair da dependência da Zona Franca de Manaus.
O Brasil despende anualmente cerca de R$ 12 bilhões com importação de potássio, levando o agricultor brasileiro a tornar-se refém dos fornecedores estrangeiros.