Manaus 30º • Nublado
Domingo, 05 Dezembro 2021

​Fazendas aqui, florestas também

Estudo discute perda de competitividade da agroindústria norte-americana diante dos países tropicais, principalmente o Brasil.

Poder moderador da Suprema Corte? Não no Brasil

Segundo a Constituição Federal, Artigo 102, "o funcionamento do Supremo deve ater-se à letra da lei, que lhe atribui a prerrogativa precípua de guarda da Constituição".

COP26: desacertos transferidos para o Egito na COP27

"Efetivamente, o que faltou mesmo foi coragem para admitir equívocos e quebra de compromissos do passado", comenta Osíris Silva.

Lula e Macron fazem o seu melhor: falar mal do Brasil e dos brasileiros

Lula participou no Parlamento Europeu de um evento organizado pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), grupo que reúne eurodeputados social-democratas e que controla a segunda maior bancada da Casa.

COP26, Brasil apresenta soluções para a sustentabilidade

O Brasil divulgou, por meio da Embrapa, o potencial e as soluções para produzir de forma sustentável, minimizando impactos de mudanças climáticas

Brasil, fracionado, refém de si mesmo

"Em termos práticos, o mesmo quadro conjuntural de instabilidade política, entra regime sai regime, entre governo sai governo, renovam-se os parlamentos e mesmo assim nada muda", afirma Osíris Silva.

O Brasil na COP26, desafios e expectativas positivas

O Brasil participa negociando com outros países, buscando um consenso em temas relevantes como o financiamento climático.

COP 26, Num mundo em transe, só avanços importam!

O tema é extremamente relevante, especialmente se considerarmos os efeitos negativos das políticas energéticas atuais.

CNA defende redução do aquecimento Global na COP26

A COP26 é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta.

ZDS Abunã-Madeira, a interiorização da ZFM em perspectiva

O programa objetiva reunir instituições públicas e privadas do Amazonas, Acre e Rondônia para discutir ações de fomento ao desenvolvimento regional de sorte a impactar positivamente o crescimento do PIB.

Fórum Permanente zela pela restauração sustentável da BR-319

Desde 2017, o Fórum realiza reuniões mensais com diversos segmentos da sociedade para aprofundar propostas e discussões técnicas relacionadas à BR-319.

BR-319 totalmente protegida contra danos ambientais

No total, são 28 unidades, sendo 11 federais, 9 do Amazonas e 8 de Rondônia, suficientes para assegurar a proteção do bioma em toda sua extensão.

BR-319: DNIT recorre e TRF confirma audiências Públicas

As obras de recuperação da BR-319, em execução sob gestão do DNIT, pularam mais uma fogueira ao terem as audiências públicas interrompidas por decisão da 7ª Vara Federal do Amazonas.

Amazônia agrícola, China líder mundial na produção de tambaqui

A síntese preambular refere-se ao artigo "Amazônia como polo mundial de produção agrícola sustentável", publicado na revista A Granja, de maio de 2021.

2º AGROLAB Amazônia

O evento - um dos mais abrangentes e profundos das últimas décadas - contou com a parceria dos Sebrae Amazônia Legal, na perspectiva de continuar sendo a maior feira do agronegócio da região, realizada em um ambiente 100% digital em plataforma 3Dgamificada.

Amazônia, ilustre desconhecida!

A verdade é que a desinformação é o fator predominante nos debates, liderados por correntes conservacionistas, ostensivamente contrárias ao desenvolvimento desta região.

Inpa lança livro sobre peixes e discute tecnologia social

O Glossário é a primeira obra produzida pela Editora Inpa especificamente em ambiente virtual, com projeto gráfico pensado para o acesso digital.

Bioeconomia, desafios de produzir, preservar e desenvolver (Falácia da ZFM como fator de preservação florestal)

As informações estão no documento "Florestas do Brasil em resumo"

Amoci-Fortec 2021 debate estratégias sobre inovação tecnológica

Devido à pandemia Covid-19, as programações ocorrerão em formato virtual.

28 de agosto, anistia sim, igualdade e fraternidade sonhos ainda distantes

O projeto que deu origem à Lei da Anistia foi redigido pela equipe do general Figueiredo. O Congresso Nacional o discutiu e aprovou em apenas três semanas.