Manaus 30º • Nublado
Quarta, 08 Mai 2024

Moacir Andrade

Foto: Divulgação

O amazonense Moacir Andrade iniciou na pintura como autodidata. Sua participação de destaque no Clube da Madrugada o fez ser reconhecido como um dos principais artistas a ajudar no processo de renovação da cultura amazonense, em uma época de estagnação econômica no país. Nasceu em 17 de março de 1927 e chegou a morar no interior do Estado com os pais Severino Galdino de Andrade e Jovina Couto de Andrade.

O artista é considerado um dos mais importantes pintores da realidade amazônica, justamente pela complexidade com que retratava a região. Durante sua vida, Moacir foi, também, um entusiasta da democratização artística, organizando exposições e cursos de pintura para jovens, atividades que eram realizadas em espaços públicos, para promover o acesso por todas as parcelas da população. 

Para além da pintura, Andrade deixou também importantes contribuições para a literatura regional, com livros que retratam a Amazônia, poesia, memória e artes plásticas. O artista também lecionou aulas de Educação Artística na antiga Universidade do Amazonas (UA), Escola Técnica Federal, Colégio Estadual e no Colégio Militar.

Ele morreu em 17 de julho de 2016 e um memorial ao artista está disponível no Museu da Cidade de Manaus (MUMA). Nele conta um acervo pessoal do artista plástico, além de objetos pessoais da família.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/