Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Mangueirão

Foto: Reprodução/Federação Paraense de Futebol

O Mangueirão ou Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, foi construído na intenção de valorizar o esporte paraense. O nome do estádio foi em homenagem ao primeiro narrador esportivo em todo Pará, o jornalista Edgar Proença, sendo uma figura vinculada ao jornalismo esportivo. O estádio fica localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém (PA).

A construção do estádio foi um projeto idealizado pelo governador Alacid Nunes. Em 1969, o projeto foi assinado pelo arquiteto Alcyr Meira, que começou a dar vida à ideia ao projeto. Sua construção iniciou em 1971 e em 1975 já era registrado pelos jornais jogos que aconteceram no estádio. O estádio foi concluído em 1978 e finalizou com a capacidade para receber 45.007 pessoas. 

O apelido 'Mangueirão' é de autoria do cronista esportivo Moacir Calandrini, que achou o estádio parecido com o formato de uma manga. Além de ser uma homenagem à Belém, que é chamada de cidade das mangueiras.

O Mangueirão foi palco do Campeonato Paraense de Futebol, em 1999, e a última partida recebida no estádio antes da reforma foi registrada no dia 24 de fevereiro de 2021, entre Remo e Brasiliense-DF, pela Copa Verde. 

O Mangueirão parou para a realização de obras de intervenção para manutenção e modernização da estrutura em 2021. A nova arena esportiva, entregue em 2023, coloca o Pará no hall dos estádios modernos e sustentáveis, com capacidade ampliada para 50 mil pessoas.

*Com informações da Federação Paraense de Futebol e Globo Esporte

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/