Na mitologia indígena, a deusa Jaci é considerada a guardiã da noite e personificação da Lua. Ela também é responsável por proteger as plantas.
A planta amazônica é usada tradicionalmente em chás e infusões para o tratamento de feridas, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo e distúrbios gastrointestinais.
Jaru faz limite com as cidades de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Nova União ao Leste, Governador Jorge Teixeira e Cacaulândia ao Oeste, ao Sul com Mirante da Serra e ao Norte com Theobroma.
O município tem a maior altitude (em sua sede) no estado do Acre, com 278 metros, e faz fronteira com o Peru.
O município passou a ter projeção regional por conta do "Festival da Sardinha", realizado anualmente.
Peixe que tem fama de arrebatar os visitantes do Amazonas pelo seu paladar, o jaraqui é também o mais pescado, comercializado e consumido no estado.
Quando a luz incide sobre as escamas, ela se decompõe em vários espectros, sendo que cada comprimento de onda expressa uma cor diferente. Sendo assim, observa-se a série de reflexos brilhantes, que deu o nome "arco-íris" ao animal.
Após sucessivos massacres e a expansão das frentes extrativistas, os Juma se viram reduzidos a apenas quatro indivíduos
A japecanga é uma planta medicinal que, com o crescimento do desmatamento na região, acabou se tornando rara
A juta é uma planta herbácea de família das Tiliáceas, originária da Índia e largamente cultivada para a obtenção de fibras têxteis com as quais se fabrica o tecido do mesmo nome.
A jiboia é a mais conhecida das serpentes da família Boidae, que inclui as maiores cobras do mundo.