Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 20 Junho 2021

Causas históricas de naufrágios no olhar dos profissionais da navegação

O barco continua sendo o principal meio de transporte utilizado na Amazônia

O dilema do acesso à água potável na Amazônia

A população ribeirinha da Amazônia convive com a falta de acesso à água potável, a qual é essencial para a sobrevivência humana e garantia da qualidade de vida na região amazônica.

Jiboias: encantos e curiosidades

A jiboia, por muitos anos, teve sua morada em porões das embarcações para evitar entrada de roedores e proteção das cargas alimentícias transportadas nos diversos rios amazônicos.

Narrativas orais no viver ribeirinho

As comunidades ribeirinhas na Amazônia produzem um espaço rico em narrativas orais, imaginários, experiências e os conteúdos dessas narrativas evidenciam muito do viver ribeirinho.

A ausência do barco hospital na pandemia

A Coluna Amazônia Ribeirinha prioriza a divulgação de produções científicas e conteúdos sobre populações tradicionais na Amazônia, com ênfase às populações ribeirinhas na perspectiva de olhar Amazônia com pertencimento e justiça social.

Os medos atuais no espaço ribeirinho

Atualmente, existem dois medos que fazem parte do cotidiano das populações ribeirinhas: pandemia da Covid-19 e enchente.

Práticos do Rio Madeira: Um olhar significante

A contribuição dos Práticos ribeirinhos tem sido significante e essencial nos diversos segmentos de transporte no rio Madeira.