Dados de armadilhas fotográficas e modelagem matemática sugerem que em áreas com menos de 100 hectares muitas interações alimentares são perdidas.
Dados de armadilhas fotográficas e modelagem matemática sugerem que em áreas com menos de 100 hectares muitas interações alimentares são perdidas.
Estudo traz percepção para a vulnerabilidade de engajamento de setores sociais e da comunidade.
Os benefícios da restauração florestal vão além da biodiversidade, do clima e dos serviços ambientais. Essa restauração também está associada ao bem-estar social.
Mudanças climáticas, contaminações, poluições dos rios e falta de saneamento básico para a população ribeirinha são problemáticas que precisam de atenção urgente, apontam pesquisadores.
No paradoxo das águas amazônicas, falta água potável na região com a maior disponibilidade hídrica do planeta.
Uma pesquisa chama atenção para a biodiversidade desconhecida dessas minúsculas criaturas que vivem bem acima do solo.
"A distribuição de água no Brasil é bastante desigual em termos geográficos e sociais, embora o país detenha 12% de toda a água doce do planeta", explica Helga Correa, especialista em conservação do WWF-Brasil.
Uma das grandes preocupações atuais está relacionada à manutenção desses biomas, que sofrem com o desmatamento desenfreado.
Insetos têm papel fundamental na produção de alimentos na região.
Pesquisadores da USP identificaram genes de resistência ao Trypanosoma cruzi no DNA de diferentes populações indígenas da floresta, favorecidos pela seleção natural.
Intitulado de 'Terra Rasgada: como avança o garimpo na Amazônia brasileira', o dossiê foi lançado pela Aliança em Defesa dos Territórios, articulação política dos povos Yanomami, Munduruku e Kayapó.
Os dados de satélite permitem não só monitorar o crescimento das florestas secundárias como entender a distribuição etária dessa vegetação ao longo dos trópicos.
De adoçante a combustível, novos organismos têm potencial para diversas aplicações biotecnológicas
Um estudo sobre psicologia comportamental dos animais registrou o caso da mãe Baleia que lutou pela vida do seu filhote Balaio. O filhote nasceu com deficiência congênita na perna que impossibilitava sua locomoção.
O pássaro tachã é conhecido como sentinela, devido seu comportamento de ficar pousado no alto das árvores, sobre a copa, onde pode ser avistada.
O live action da animação 'A Pequena Sereia' tem movimentado a internet desde a divulgação inicial, mas agora um detalhe inusitado chamou a atenção de internautas amazonenses nas redes sociais.
'A Margem do Rio' é um projeto idealizado pelo fotógrafo amazonense Beto Oliveira com intuito de resgatar a herança dos povos ancestrais que habitaram na Amazônia.
Umidade e calor são dois fatores que influenciam diretamente na quantidade de raios que caem na região amazônica.
Os vencedores de cada categoria da premiação internacional vão ganhar uma estatueta que representa o 'Omama', o "criador da Amazônia", uma figura considerada divindade no povo Yanomami. A ação faz parte da campanha contra a extração ilegal de ouro.
Nas regiões de clima tropical e subtropical, como a Amazônia, as orquídeas epífitas são mais comuns de serem encontradas. As plantas caracterizadas como epífitas vivem sobre outras, mas sem retirar os nutrientes das hospedeiras.