Manaus 30º • Nublado
Domingo, 10 Dezembro 2023

Manguezal

Foto: Anselmo Malagoli/ICMBio
Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição (terra-mar) em regiões tropicais e subtropicais, associados a eventos de transgressão marinha que tiveram o início de seu desenvolvimento há 5 mil anos. Na Amazônia Legal, os Estados do Maranhão, Pará e Amapá apresentam o ecossistema, que se estende até Santa Catarina pela zona costeira brasileira.

O manguezal recebe esse nome devido a sua vegetação dominante de mangue, tipo de vegetação halófita (tolerância ao sal) adaptada a viver em ambientes de planície de inundação de marés: mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue preto (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa). O mangue se instala em áreas de lama, mas a fauna é composta por mamíferos, aves, peixes, crustáceos e moluscos.

Os ambientes de manguezais são ecologicamente importantes pela sua grande exportação de matéria orgânica para zona costeira, e seu papel fundamental como berçário de diversas espécies locais.

Também é uma fonte de renda e alimento para as comunidades que vivem em seu entorno, comprovando seu papel social e econômico. Como reconhecimento pela sua importância, em 1965 o Código Florestal definiu que regiões de manguezais são área de proteção permanente.

Conheça o Atlas dos Manguezais.

*Com informações da UFBA, InfoEscola e ICMBio 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 10 Dezembro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/