Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

Manaus

Manaus
Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus é um município da Região Norte do Brasil e a capital do Amazonas. É a cidade mais populosa do Estado e de toda a Amazônia brasileira. A capital amazonense também é a sétima cidade mais populosa do Brasil, e sua região metropolitana - composta também pelos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva - , com mais de 2,7 milhões de habitantes, é a décima primeira mais populosa do país.

Localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, Manaus é um dos maiores destinos turísticos no Brasil e também a cidade mais influente da Amazônia Ocidental, onde exerce um impacto significativo sobre o comércio do norte brasileiro, recebendo a classificação de metrópole regional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A cidade abriga a sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), importante centro de estudos científicos do bioma amazônico e para assuntos internacionais de sustentabilidade, e também a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mais antiga universidade brasileira, cujo objetivo é ministrar o ensino superior e desenvolver o estudo e a pesquisa em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural.

História de Manaus*

A história da cidade está ligada à exploração da Floresta Amazônica, em especial pelo desbravamento dos rios da região pelos colonizadores portugueses. A Amazônia era considerada uma região estratégica pelos portugueses, assim como era uma região de muitas riquezas naturais, razões pelas quais houve o interesse de Portugal em construir edificações para delimitar a região e estabelecer o seu domínio político e militar. 

A fundação de Manaus é um exemplo desse cenário, já que no atual território da cidade foi construída, em 24 de outubro de 1669, a fortaleza de São José do Rio Negro. O povoado de Barra do Rio Negro, nas proximidades da fortaleza, foi o primeiro núcleo urbano da região, que deu origem à atual cidade de Manaus. 

A partir do crescimento urbano do povoamento, assim como do estabelecimento de atividades econômicas, notadamente a produção de bens primários, o povoado foi elevado à categoria de cidade em 1883, com o nome de Manaus. A cidade, a partir desse período, vivenciou um grande crescimento econômico, em razão do Ciclo da Borracha. 

A exploração de látex foi a principal atividade da economia local até meados do século XX, quando entrou em decadência, por causa da concorrência da borracha produzida na Ásia, entre outras questões. A decadência econômica da cidade levou à intervenção do governo federal brasileiro, que criou, já na segunda metade do século XX, a Zona Franca de Manaus. 

A atração de indústrias multinacionais de bens manufaturados para a cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico do município. Além disso, fomentou o aumento da população local.

*As informações são da Prefeitura de Manaus

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/