Manaus 30º • Nublado
Quarta, 05 Outubro 2022

Imagens raras: veja como era Roraima entre o final do século 19 e início do 20

Imagens datadas de 1894 à 1943 são do arquivo pessoal do doutor, colecionador e professor da UFRR, Maurício Zouein.

Mercado Velho, o primeiro prédio público em alvenaria de Rio Branco

Construído em 1929, o prédio também foi primeiro mercado público da capital acreana. Depois de revitalizado, local passou a ser chamado de Novo Mercado Velho.

Marinha fortalece Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul

Em entrevista, o Comandante de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul enfatiza a importância e consolidação do sistema.

Auto do Círio retorna com novo trajeto pelas ruas de Belém

Com 28 anos de história, o projeto de extensão adquiriu importância como espaço para artistas demonstrarem sua fé e devoção por meio da arte.

Pesquisadores alcançam pela primeira vez a maior árvore da Amazônia

A gigante da espécie Angelim-vermelho possui mais de 80 metros, está localizada na divisa entre os Estados do Amapá e Pará, e foi identificada pela primeira vez em 2019 por meio de satélites. 

Conheça a história do Reservatório do Mocó, patrimônio criado em Manaus durante o ciclo da borracha

Localizado em uma das áreas centrais da região metropolitana da capital amazonense, o edifício chama atenção de quem trafega no bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Cemitério São João Batista.

Portal Amazônia responde: o que é o cauxi?

Com nome de origem tupi, o cauxi possui diversas funcionalidades desde a engenharia civil até à nanotecnologia.

O que aprendemos sobre marketing de experiência na 25 de Março?

Resolvi fazer uma sequência de artigos com algumas de minhas análises sobre as mudanças mais notáveis de alguns pontos que passei.

Eleições 2022: Lula ganha em cinco Estados da Amazônia e Bolsonaro em quatro; confira a porcentagem

Luiz Inácio 'Lula' da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, disputarão à Presidência no segundo turno das eleições no dia 30 de outubro.

Atlético Rio Negro Clube, o apogeu de uma época

De certa forma, a economia da época permitia a prática desse esporte, dentre eles alguns se destacaram: o Satélite Club, Naval Foot-Ball Club, Manáos Sporting Club, Manáos Atlétic Club.

Inpa realizou I Congresso de Meliponicultura da Amazônia

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do INPA, a produção de mel a partir da criação de abelhas-sem-ferrão é uma atividade econômica em crescimento no Amazonas.

Último episódio da série "Startups" mostra como criar e manter uma startup no mercado; assista

Aprenda a criar e manter uma startup de sucesso no mercado com as dicas do presidente do conselho regional de economia, Marcus Evangelista.

Sede da prefeitura de Rio Branco já foi penitenciária e hotel; entenda o contexto histórico

O prédio do poder executivo municipal já foi a Penitenciária Ministro Vicente Rao, na década de 30 e o Hotel Chuí na década de 40.

Projeto de HQs estimula jovens amazonenses a refletirem sobre a Floresta Amazônica

Educação escolar, formação cidadã e consciência ambiental são alguns dos temas abordados por meio das cartilhas em formato de histórias em quadrinhos.

Menor macaco do mundo vive na Amazônia: conheça o sagui-pigmeu

O Sagui-pigmeu ou Sagui-leãozinho pode ser encontrado na região da floresta Amazônica brasileira e em florestas da Colômbia, Peru e Equador.

Eleições 2022: conheça os eleitos na Amazônia Legal e quem vai para o segundo turno

Saiba o resultado das urnas, finais e parciais, para os cargos de governo, senado e deputados federais e estaduais dos nove Estados que compõem a região.

Porto Velho comemora hoje 108 anos

É a capital com a mais rica ictiofauna do Planeta, com a maior área territorial do Brasil e a única que é vizinha de outro país e dois estados brasileiros

Por que Porto Velho e Rondônia celebram quatro "aniversários"?

Tanto a capital quanto o Estado possuem duas datas cada em que celebram seu surgimento. Entenda o que as datas representam:

Acre produz mais de 10 mil toneladas de borracha e castanha e se destaca em pesquisa

Xapuri lidera a produção acreana com mais de 1,8 mil toneladas. Rio Branco e Brasileia ficam em segundo e terceiro lugar com produção de 1,4 e 1,3 toneladas de castanha, respectivamente.

Yanomami

O etnônimo "Yanomami" foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa "seres humanos" 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/