Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Maranhão

Maranhão
Foto: IBGE

O Maranhão é um Estado brasileiro integrante da Região Nordeste. O Estado faz divisa com o Pará, Tocantins, Piauí, além do Oceano Atlântico. Possui uma área territorial de aproximadamente 329.651.495 km² e uma população estimada de 7.153.262 habitantes (IBGE,2021). O litoral é intensamente recortado e abriga uma das paisagens mais conhecidas do estado: os Lençóis Maranhenses. Além de ser coberto por três biomas: Amazônia, Cerrado e Caatinga.

A história do Maranhão é marcada por uma série de interferências externas durante todo o período colonial brasileiro. Inicialmente, o território que hoje conhecemos como sendo do Estado estava sob domínio espanhol, assim definido pelo Tratado de Tordesilhas.

Os franceses obtiveram êxito em estabelecer-se no Maranhão em 1612, ocupando áreas no litoral. Foi construído nesse mesmo ano o Forte São Luís, de onde se originou o nome da capital. Em 1615 os portugueses promoveram a expulsão dos franceses e conseguiram o domínio da região. Seis anos mais tarde, como estratégia de defesa territorial, criaram o Estado do Grão-Pará e Maranhão, que se desmembrou na segunda metade do século XVIII.

Considerando a ocupação do interior do Estado e sua maior integração com o território nacional por vias terrestres, destacam-se os projetos desenvolvidos nos anos de 1950 e 1960, no governo Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura de rodovias e programas migratórios. Na década de 1970, teve início a ocupação da fronteira agrícola nos cerrados maranhenses.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/