Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Ermanno Stradelli: um olhar sensível e respeitador sobre as culturas indígenas do Amazonas

O conde naturalista Ermanno Stradelli é conhecido por ter sido pioneiro nos estudos e publicações sobre os relatos dos povos indígenas do Amazonas.

Alexandre Rodrigues Ferreira: o primeiro cientista brasileiro

A expedição de Alexandre Rodrigues Ferreira pelas Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá durou quase dez anos. O diário de viagem do naturalista é, ainda hoje, considerado um dos mais importantes inventários sobre a região Amazônica, no século XVII.

A representação da Amazônia na obra de Otoni Mesquita

Otoni Mesquita é um importante artista amazonense, nascido em Autazes, em 1953. Sua trajetória artística teve início em meados da década de 1970, mas, foi a partir dos anos 1980 que seu trabalho como artista visual ganhou notoriedade.

Bernadete Andrade: o passado que emana o presente

Bernadete Andrade foi uma importante artista e pesquisadora amazonense. Seu trabalho artístico e acadêmico se preocupa em resgatar a memória cultural dos povos originários do Amazonas.

Nota brevíssima sobre Manoel Santiago, mestre impressionista amazonense e primeiro pintor abstrato brasileiro

Manoel Santiago nasceu em Manaus (AM) em 1897 e morreu no Rio de Janeiro (RJ) em 1987. É considerado um mestre impressionista e foi um dos pioneiros da pintura abstrata no Brasil.