Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 07 Março 2021
O Jeito Baré de Empreender
O Jeito Baré de Empreender

Amazonas no topo do pódio de abertura de novas empresas

Os dados do último relatório do Ministério da Economia mostra um crescimento em mais de 2 milhões, em comparação com 2019, de saldo positivo no número de empresas abertas no Brasil.

Um olhar para o futuro

A pandemia continua cobrando um preço muito alto. Um preço humano, principalmente. Não dá para deixar isso de lado na hora de fazer projeções.

Começando devagar: o MVP

O MVP não significa que você não acredita no seu produto/serviço, mas que antes você quer testar para fazer investimentos maiores

Open Banking, começa a primeira fase

O open banking vai poder usar toda a informação do cliente na busca do desenvolvimento de novos produtos financeiros e custos mais baratos

A onda do ESG na Amazônia

A sigla para ambiental, social e governança corporativa reúne pilares que reforçam os compromissos com o meio ambiente, com as pessoas e com as práticas empresariais.

A taxa continua onde está

Para isso, é preciso entender que a dinâmica dos negócios mudou. Não podemos continuar fazendo as mesmas coisas que outrora eram suficientes para atingir os resultados esperados

O empreendedorismo como saída da crise

Eu já disse isso antes e repito: para quem quer empreender, o sistema é altamente nocivo. E isso não significa que você não deva levar a frente a sua ideia

Organização financeira no começo do ano

Sem organização, como saber se o negócio funciona? Como saber se o negócio é rentável? Como saber se a estrutura de custos é viável?

O empreendedorismo como saída da crise

A maior parte das jornadas empreendedoras passam por resiliência, força de vontade, trabalho duro, dedicação, criatividade e execução.

Como vai ficar a sua retrospectiva?

Acredito que o exercício da retrospectiva seja positivo para aqueles que querem entender o que podem fazer diferente.

2020 vai acabar

Algumas pessoas acreditam que a mudança no calendário traz automaticamente uma quebra nos problemas, apaga o retrospecto negativo e torna tudo mais promissor.

Que horas a queda na taxa de juros chega na ponta?

Uma taxa baixa, por si só, não significa que esse dinheiro "barato" vai chegar para quem precisa desse capital. Mesmo com as quedas consecutivas, as taxas dos empréstimos continuam altas.

Que retomada vai ser essa?

O poder de compra e confiança do consumidor caiu bastante, o desemprego aumentou e as reformas (tributária, política, fiscal) ficam cada vez mais urgentes para tirar o país do buraco.

O fim da poupança

"Se o cenário de manutenção de juros baixos continuar no Brasil, dificilmente a poupança voltará a ter um protagonismo entre os tipos de investimentos."

Os impactos da nossa taxa de juros, a SELIC

"Uma taxa mais baixa possibilita um custo de capital menor."

Quando começa a sua adaptação digital?

"Não podemos pensar que nossos negócios vão permanecer iguais para sempre."

Como fica o nosso tempo?

"Precisamos adaptar rotinas e espaços para um melhor aproveitamento do trabalho e da produtividade."

Resiliência – a chave pra sair da crise

"Quero me manter otimista, mas ainda estamos longe de ver uma luz mais forte no fim do túnel."

Como você define a sua prioridade?

"Sempre que penso em necessidade, prioridade e temas correlatos, lembro da Pirâmide Maslow que também é conhecida como hierarquia de necessidades"

Gestão de crise: como montar o seu plano de ação

"Uma das principais lições nesse momento será de rever nossas prioridades e perceber que haviam custos e despesas que poderiam ser evitados"