Mato Grosso é um Estado da Região Centro-Oeste do Brasil.
O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste e tem a porção norte do seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do Estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. O Estado faz divisa com o Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Goiás. Possui uma área territorial de 903.207,050 km² e uma população estimada de 3.567.234 habitantes (IBGE).
O atual território de Mato Grosso já pertenceu à Espanha por meio do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, antes mesmo do processo de colonização do Brasil. Com a chegada dos colonizadores portugueses ao litoral brasileiro e da evolução da ocupação do interior do Brasil, cresceu o interesse de Portugal pelas possíveis reservas de minerais presentes no país.
Além disso, as inúmeras incursões de forças estrangeiras e as indefinições sobre as fronteiras terrestres resultaram em um novo acordo entre Espanha e Portugal. Nesse contexto foi assinado o Tratado de Madri (1750), o qual assegurava que o território do Mato Grosso pertencia ao Brasil, sob a colonização de Portugal. A capitania de Mato Grosso foi fundada nesse período, mais precisamente, em 1748.
A maioria da população local, nesse período, foi atraída pelos depósitos de recursos minerais, como o ouro, em especial, na região da capital, Cuiabá. A mineração foi o fator pioneiro do povoamento do Mato Grosso, sendo que, após a decadência da atividade, o estado sofreu com o isolamento político e econômico.
Já após a proclamação da República (1889), novas levas de imigrantes chegaram à região, atraídas pela exploração de borracha e madeira. A ocupação do território foi se desenvolvendo, inclusive com incentivos fiscais estatais, que buscavam atrair contingente populacional para a região.
Nos anos 1970, por exemplo, muitos sulistas chegaram ao Estado em razão dos incentivos do Estado para a ocupação de terras para a prática da agropecuária. Em 1979, o território do Mato Grosso foi dividido em dois estados (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Desde então o Estado é destaque no desenvolvimento das atividades agropecuárias.
*Com informações do IBGE e Mundo Educação