Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024
Felicidade no Mundo Corporativo
Felicidade no Mundo Corporativo
Felicidade no Mundo Corporativo

Trabalho em família: cuidado com o Jishoi

O grande desafio se tornou a relação entre os membros da família. O que era a grande força, transformou-se em um entrave para o negócio, pelos conflitos que começam a surgir entre eles.

Com uma perna só, mais rápido e mais longe

No acidente, Venâncio foi salvo duas vezes: pelos médicos e pelo seu modelo mental de viés positivo. Ao invés de lamentar e levar uma vida amargurada, Venâncio criou uma nova forma de viver.

Cuidado, você não é o seu JISHOI

Metaforicamente, podemos pensar em uma espécie de "incorporação". Uma mulher pode ser frágil. No JISHOI de mãe, vira uma fera na defesa de um filho.

Como manter-se conectado ao Propósito?

Para quem e para que causa estou trabalhando? Como a missão do meu cargo contribui para este propósito e como ambos se identificam com o meu próprio propósito?

A linguagem do universo e da sincronicidade

Dialogar com a vida pode não ser tão difícil. Inicialmente, precisamos aceitar a ideia de que o universo não é um caos e que tudo que ocorre tem um sentido.

ESG-F além dos céticos e dos cínicos

Os céticos não acreditam que é possível e veem isso como ingenuidade ou má intenção. Os cínicos se empoderam dos discursos e procuram levar algum tipo de vantagem, antes que outro alguém o faça.

É preciso colocar espírito no ESG

Tenho defendido que na sigla ESG falta uma letra essencial, o F de felicidade. E felicidade não cai do céu, precisa ser construída conscientemente, por todos.

Você é uma pessoa sincera? O quanto?

Sinceridade é colocar o outro em primeiro lugar e não extravasar o nosso ego de qualquer maneira. Isto é franqueza e está mais associada à falta de educação, sendo o oposto de sinceridade.

Antes de acelerar, ajuste o rumo

Na medida em que vamos passando da infância, pela juventude, vida adulta, vida madura e senioridade (um nome positivo e sem eufemismos), cada vez mais sentiremos necessidade de compartilhar.

Hoje é o seu último dia

"Se você morresse hoje, teria feito tudo o que queria? A pergunta que me veio primeiro não foi esta, mas "teria feito tudo o que deveria?".

O jogo infinito da felicidade

O infinito pode abranger o finito, mas não o contrário. Pensar no longo prazo não significa abrir mão do curto prazo, mas a inversão disso, frequentemente, significa sacrificar o futuro pelo imediato.

A melhor receita de felicidade do mundo

Queremos ser felizes e isto não é algo secundário, mas uma questão central em nossas vidas. É algo muito importante para ser deixado ao acaso ou terceirizado. Não existem fórmulas prontas, mas há caminhos a seguir.

Construir felicidade é utopia? Que tal uma experiência?

Para algumas pessoas é difícil acreditar que é possível construir felicidade. Que tal fazer uma experiência, iniciando com quatro práticas muito simples?

Artigo 200. Hora de agradecer e de comemorar

"Difícil não é escrever. Difícil é sentar-se para escrever". Ao enfrentar a resistência, invocamos a musa interior, cuja missão é inspirar o artista que reside em cada um de nós.

Revertendo a pergunta sobre 2024

Cada um de nós deseja e espera algo da vida. É justo e é bom que seja assim. Mas também a vida espera algo de nós.

Mãos à obra e Let it Be

A execução, como disse, é a nossa parte, mas ela também não é suficiente. Será preciso que após fazermos o que precisa ser feito, sejamos capazes de algo que costuma ser difícil: "Let it Be".

Pílulas de felicidade ou de alienação?

A fala dela: "todo mundo está vivendo a base de remédio", não é verdadeira. Muitas pessoas estão fazendo escolhas diferentes e sendo ativas na construção de um mundo melhor, conscientemente.

Previsões infalíveis para 2024

Mônica e Cleverson moram no mesmo pais, na mesma cidade e na mesma casa e a vida lhes oferece situações muito parecidas. O que os faz enxergar tudo de maneira tão diferente?

Mais um ano. Como é bom envelhecer!

Não quero tirar vantagem, mas quando era jovem, eu tinha um mundo de possibilidades. Hoje tenho um conjunto de realizações, que vivi e que existirão para sempre.

Onde você está? No passado, presente ou futuro?

Jorge, Maria, Silvia e Carlinhos, cada um vivendo uma relação difícil com o tempo. Sabemos que o tempo é generoso e é também rigoroso.