Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 20 Junho 2021

Jambu

Folhosa herbácea perene, com crescimento prostrado, atingindo de 20 cm a 40 cm. Na Amazônia, é encontrado em hortas domésticas e cultivado com finalidade comercial por pequenos agricultores. Produz flores amarelas e sementes abundantemente, sendo comum ocorrer nos quintais sem que se efetue seu plantio sistematizado. Em regiões com clima mais ameno, é possível seu cultivo durante o verão. Suas folhas devem estar viçosas (sem amarelados ou murchas), sem marcas de insetos ou machucados.


Foto: Divulgação

O uso das folhas e talos do jambu como hortaliça é muito difundido na Amazônia, indispensável na preparação de iguarias regionais como o pato no tucupi (mais comum no Pará), o tambaqui no tucupi (mais comum no Amazonas) e o tacacá, cujos ingredientes são o tucupi, a goma de mandioca, o jambu e o camarão seco. Além disso, a folhagem é utilizada em cozidos e sopas.

Você sabia que o sabor característico tão apreciado é devido à epilantina, substância que provoca sensação anestésica e salivação quando se utilizam as folhas e especialmente as flores de jambu?

Informação nutricional: Energia 32 kcal, Proteínas 1,9 g, Lipídios 0,3 g, Carboidratos 7,2 g, Fibra 1,3 g, Cálcio 162 mg, Fósforo 41 mg, Retinol 392 mg, Vit. C 20 mg. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZJ.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 21 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/