Jucá

A planta amazônica é usada tradicionalmente em chás e infusões para o tratamento de feridas, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo e distúrbios gastrointestinais.

Pé de Jucá. Foto: reprodução internet.

A Libidibia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro é uma árvore nativa do Brasil, amplamente distribuída nas regiões Norte e Nordeste. Sua árvore possui um tronco liso e descamante, com manchas esbranquiçadas.

A planta amazônica é usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo e distúrbios gastrointestinais.


Na região amazônica, a planta já é utilizada na confecção de sabonetes íntimos por causa da sua ação antisséptica. Só cabe um aviso: o jucá in natura não deve ser empregado direto na pele ou em qualquer mucosa.

O jucá pode ser facilmente encontrado em mercados, grandes feiras, sites especializados na internet e em lojas de produtos naturais. Mas é preciso sempre verificar se os fornecedores são de confiança, para não consumir produtos de baixa qualidade ou contaminados.



Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Formação de novas partículas acima do topo das árvores contribui com chuvas na Amazônia

Pesquisa publicada na Nature Geoscience e liderada por cientista brasileiro mostra como explosões de nanopartículas induzidas pela chuva ajudam a formar nuvens e precipitação, influenciando o ciclo de água, clima e balanço energético da Terra.
Publicidade

Leia também

Publicidade