Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Japurá

show_Capturar_4C8A666D-63AF-47DE-8435-AE62E76490F7


O município de Japurá foi criado pela Lei estadual nº 96 de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do ex-distrito de Maraã, do município de Tefé, compreendendo o subdistrito de Igualdade, e com sede em Vila Bitencourt, elevada então à categoria de cidade.

O Japurá, principal via de acesso ao município a que empresta o nome, foi dos primeiros rios amazonenses a ser navegado. Consta que em 1755 o ouvidor Ribeiro Sampaio em 'visita de correição das povoações', subiu o rio Japurá visitando as povoações de Santo Antônio e São Matias.

'Japurá' é o nome que o rio tem em território brasileiro. Segundo um cronista da época, o padre José Antônio Monteiro de Noronha, Iapurá era o nome que os índios davam a uma massa branda, negra, feita de certas frutas e que comiam com beiju e também por serem da nação Iapurá os índios que antigamente habitavam as margens do rio.

Distante 952 km da capital Manaus. Sua maior fonte de renda é a agricultura e pesca. A cidade tem muito a oferecer em se tratando de ecoturismo em seus límpidos rios e florestas. Os principais acidentes geográficos são os rios Japurá, Puruê, Apaporis, Acanauí e o Paraná, onde são desenvolvidos o turismo, principalmente os ligados também ao de aventuras pela facilidade de contato com a Floresta Amazônica.

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZJ.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/