Jaru

 Jaru faz limite com as cidades de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Nova União ao Leste, Governador Jorge Teixeira e Cacaulândia ao Oeste, ao Sul com Mirante da Serra e ao Norte com Theobroma.

Foto: Reprodução

A cidade de Jaru, situada no vale do rio Jaru, surgiu em torno de um posto telegráfico instalado, em 1912, pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas e chefiada pelo então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon.

No entanto, o vale do rio Jaru já era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta os índios Jarus, que tinham essa região sob seu domínio. Ocupavam, então, uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até as margens do alto curso do rio Madeira.
Em 1915, a Comissão Rondon procedeu à exploração de estudos do rio Jaru, inclusive, conservaram este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus.
A ocupação atual do vale do Jaru ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização Padre Adolpho Rohl, pelo INCRA, para assentamentos de colonos oriundos, principalmente, das regiões Centro e Sul do país.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jaru, pela Lei Federal n.º 6.448, de 11-10-1977, subordinado ao município de Ariquemes.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Jaru, figura no município de Ariquemes.
Elevado à categoria de município com a denominação de Jaru, pela Lei 6.921, de 16-06-1981, desmembrado do município de Ariquemes. Sede no antigo distrito de Jaru. Constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Jaru, Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.
Publicidade

Leia também

Publicidade