Manaus 30º • Nublado
Sábado, 25 Junho 2022

Palmas

Palmas
Foto: Divulgação

Palmas é a capital de Tocantins, considerada a maior cidade do Estado. Possui uma área territorial de 2.227.329 km² e uma população estimada de 313.349 habitantes (IBGE,2021). A cidade está localizada na porção central do estado, em uma zona de clima tropical e vegetação de Cerrado. A capital tocantinense foi construída com o objetivo de sediar as funções político-administrativas do Estado.

Tornou-se o principal centro econômico e demográfico do Tocantins. A cidade de Palmas conta com uma população de 300 mil habitantes e uma economia voltada para o setor terciário. O município é governado pela lógica dos Três Poderes e possui uma infraestrutura urbana muito desenvolvida. A cultura palmense é formada pela reunião das influências das populações que contribuíram para a construção da cidade.

A história da cidade de Palmas está vinculada ao processo de criação do estado de Tocantins, região que antes era a parte norte do estado de Goiás, e foi separada do território goiano em 1988. Portanto, com a criação do novo estado, havia a necessidade de construção de uma nova capital, ou seja, uma cidade que cumpriria as funções político-administrativas do governo tocantinense. Desse modo, foi criada, em 1989, a cidade de Palmas como a capital do estado de Tocantins. O município substituiu a cidade de Miracema, capital provisória do território tocantinense, ao longo de um ano.

Palmas é uma cidade planejada, ou seja, foi construída mediante um projeto urbanístico específico, fato comprovado pela disposição das ruas e estruturas da cidade, devidamente dispostas ao longo do território municipal. Sendo assim, Palmas é a capital mais jovem dos estados brasileiros. A sua construção possibilitou o desenvolvimento do estado do Tocantins, em especial, por meio da atração de população e do desenvolvimento econômico da região da capital. Na atualidade, Palmas é a principal cidade do Tocantins.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZP.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/