Manaus 30º • Nublado
Terça, 19 Outubro 2021

Caapiranga

Foto: Reprodução

Em 27 de setembro de 1894, com o seu desenvolvimento, Manacapuru foi desmembrado de Manaus e passou a constituir município autônomo. Em 1939, Manacapuru perdeu parte de seu território para Manaus, ficando sua estrutura administrativa composta por três distritos: Manacapuru (sede), Beruri e Caapiranga. Em 28 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional Doze, o Distrito de Caapiranga foi desmembrado de Manacapuru e, acrescido de território adjacente até então pertencente a Anori, passou a constituir o novo Município de Caapiranga, sendo instalado a 1 de janeiro de 1983, com a posse de prefeito e vereadores.

O município de Caapiranga, localizado a 134 km de Manaus, é considerado um dos maiores produtores de cará do Estado. O Cará é um alimento considerado energético, e também se destaca como fonte de vitaminas do complexo B. Existem vários tipos, mas em Caapiranga dois deles são bastante apreciados, seja na forma de alimento ou por meio de festival folclórico que atrai centenas de turistas no mês de setembro.
Trata-se do cará branco e do cará roxo que se apresentam no "Caródromo", numa disputa acirrada em busca do título do melhor produto da região. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZC.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/