Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Saúde de funcionários nas empresas pode melhorar com análise da água

Saúde de funcionários nas empresas pode melhorar com análise da água
Foto: Ítala Lima/Portal Amazônia
água utilizada para consumo humano deve obedecer padrões e parâmetros exigidos por legislação específica, de forma que não cause doenças ou distúrbios. A potabilidade da água precisa ser garantida e grandes empresas buscam garantir que seus funcionários consumam a água com segurança.

Em Manaus, as empresas utilizam os laboratórios credenciados no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a realização de análises de controle de qualidade da água oferecida nos bebedouros tanto para os colaboradores como para os visitantes.

As análises microbiológicas detectam a presença de microorganismos patogênicos, em especial as bactérias, que podem estar presentes na água e que são prejudiciais à saúde. Entre elas, estão os temidos coliformes termotolerantes, e a Escherichia coli, a qual evidencia se houve contaminação de origem fecal na água, cujo consumo humano é proibido.

Outro tipo de análise que também deve ser feita é a fisicoquímica, que avalia a presença de metais pesados, agrotóxicos, pH, turbidez - que é a presença de sólidos em suspensão na água -, presença e quantificação de amônia e outros parâmetros que podem causar problemas na saúde humana.

Segundo o diretor do CQLab, Fernando Tirolli, a água oferecida pela concessionária sai das Estações de Tratamento em condições de potabilidade. No entanto, "no percurso podem ocorrer contaminações pontuais, em vazamentos, em tubulações antigas e em manipulações inadequadas no local de consumo".

De acordo com Tirolli, empresas que utilizam purificadores de água nos bebedouros ligados à rede de abastecimento conseguem oferecer um produto de melhor qualidade em relação aos bebedouros industriais. "Pois além da água passar pelo processo de tratamento da concessionária, um purificador retifica essas condições nos pontos de consumo”, garante.



Arte: Felipe Rocha/Portal Amazônia

Sobre o CQLAB

O CQLAB é um laboratório de referência, que possui equipe composta por doutores, mestres e especialistas com larga experiência no controle de qualidade em águas, ar climatizado, alimentos, cosméticos e saneantes. A empresa também realiza implantações do sistema de gestão da qualidade como: Boas Práticas de Fabricação (BPF); Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); Plano de Gerenciamento de Resíduos da Saúde (PGRSS) e Controle Estatístico de Processos (CEP).

*Colaborou Clarissa Bacellar

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/