Beiradão

O beiradão é um ritmo que tem como base suas composições instrumentos como o saxofone e a guitarra.

Foto: Divulgação/SEC

Nascido nos beiradões dos rios do Amazonas, o ritmo ‘Beiradão’ se popularizou na década de 80, principalmente, no interior da região, embalando as festividades de várias comunidades. A batida é dançante e ritmada, tendo na base de suas composições instrumentos como o saxofone e a guitarra.

Os principais expoentes dessa expressão cultural, enraizada na identidade amazônica, são Teixeira de Manaus – descoberto pelo músico paraense Pinduca –, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David e Chico Caju.

A primeira citação ao ‘beiradão’ aconteceu no ano de 1958, quando o jornalista do Amazonas Álvaro Maia escreveu um romance homônimo. À época, o autor usou a palavra para retratar às margens dos rios de águas brancas, povoadas pelos ribeirinhos.

Em 2023, o ritmo foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após proposição do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O título foi oficializado por meio da lei n° 6.448 de 22 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Mais de 34 mil pessoas moram em unidades de conservação no Acre, diz IBGE

Pesquisa divulgada em Rio Branco pelo IBGE mostra que são quase 12 milhões de brasileiros em unidades de conservação.
Publicidade

Leia também

Publicidade