Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Beiradão

Foto: Divulgação/SEC

Nascido nos beiradões dos rios do Amazonas, o ritmo 'Beiradão' se popularizou na década de 80, principalmente, no interior da região, embalando as festividades de várias comunidades. A batida é dançante e ritmada, tendo na base de suas composições instrumentos como o saxofone e a guitarra.

Os principais expoentes dessa expressão cultural, enraizada na identidade amazônica, são Teixeira de Manaus – descoberto pelo músico paraense Pinduca –, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David e Chico Caju.

A primeira citação ao 'beiradão' aconteceu no ano de 1958, quando o jornalista do Amazonas Álvaro Maia escreveu um romance homônimo. À época, o autor usou a palavra para retratar às margens dos rios de águas brancas, povoadas pelos ribeirinhos.

Em 2023, o ritmo foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após proposição do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O título foi oficializado por meio da lei n° 6.448 de 22 de setembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado. 

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZB.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/