Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Manacapuru

Foto: Sandro Freire

A Cidade de Manacapuru é conhecida como a Princesinha do Solimões, a Vila e o Município foram criados em 27 de setembro de 1894, pela Lei nº 83, na gestão do governo de Eduardo Ribeiro, mas somente em 16 de julho de 1932 é que foi elevada à categoria de Cidade pelo Ato de nº 1.639 do então interventor Waldemar Pedrosa, tendo sido inaugurada no dia 11 de agosto. Em 10 de dezembro de 1981 foram desmembradas diversas partes do território do Município de Manacapuru em favor dos Municípios de Iranduba, Beruri, Manaquiri, Anamã e Caapiranga.

Manacapuru é uma palavra de origem indígena derivada das expressões Manacá e Puru. Manacá (Brunfelsia hospeana) é uma planta brasileira das dicotiledôneas, da família solanaceae que significa, em tupi, Flor. Puru, da mesma origem, quer dizer enfeitado, matizado. Em função disso, Manacapuru na língua indígena tupi quer dizer "Flor Matizada".

Os fundamentos da história da Cidade de Manacapuru estão ligados à aldeia dos Índios Mura, que aqui se estabeleceram no século XVIII. A cidade está assentada na margem esquerda do Rio Solimões. O seu nome foi sempre o mesmo, desde sua origem até o momento atual. Além dessas características, que transformam a princesinha num refúgio agradável à população local, bem como para milhares de turistas que a visitam durante os 365 dias do ano, em função de seus atrativos culturais como o Festival de Cirandas, hoje conhecida nacionalmente, as festas de Santo Antônio, do Bodó, da Juta, o Balneário do Miriti, Paraíso D'Ângelo, Evanstour, Mundo Amazônico, Orla do Miriti, a Reserva do Piranha com seu projeto de Ecoturismo, pioneiro no desenvolvimento sustentável, são outras atrações que proporcionam uma paisagem de rara beleza.

O município possui uma superfície de 7.330 km², limita-se com municípios de: Novo Airão, Iranduba, Manaquiri, Beruri, Anamã e Caapiranga. A sede municipal está localizada na margem esquerda do Rio Solimões, na confluência deste rio com a foz do Rio Manacapuru, dista 157 km de Manaus, por via fluvial e 84 km por via rodoviária.

A população de 85.141 habitantes, segundo o Censo - IBGE 2010, traz consigo a beleza, determinação e a bravura dos índios Muras, descendentes das tribos Tupi. Fundadores, juntamente com os portugueses, do povoado de Manacapuru. Lutaram com os cabanos em meados do século 19 no movimento único que levou o povo ao poder nesses 500 anos de exploração: "A Cabanagem".

Em sua geografia há um grande potencial aquático, florístico e faunístico. Manacapuru desponta no Estado do Amazonas como o primeiro município a ter em sua área um Sistema Municipal de Unidade de Conservação, com destaque para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha, além da a Área de Proteção Ambiental do Miriti e os Lagos de Manutenção do Paru e Calado. Sua vegetação é característica dos ecossistemas de várzea e terra firme, o clima varia entre 24 a 35 graus positivos. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Manacapuru

Veja mais notícias sobre Amazônia de A à ZM.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/