Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Seduc Pará disponibiliza mais de 340 escolas estaduais para Enem neste domingo (17)

Mais de 340 escolas estaduais do Pará foram cedidas para funcionarem como locais de provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). O primeiro dia do exame no Estado contará com aproximadamente 330 mil estudantes paraenses. Entre os espaços de aplicação, 138 escolas estaduais foram disponibilizadas na Região Metropolitana de Belém e 204 no interior.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) não apenas cedeu os espaços das escolas estaduais para a realização da prova, mas assegurou a limpeza e o processo de sanitização dos ambientes, e entrega as escolas climatizadas e com excelente qualidade, para que os alunos possam fazer uma prova tranqüila e com segurança, embora, se saiba que cabe ao Governo Federal a organização, demarcação, espaçamento e outras medidas sanitárias e de ordenamento para a realização do Enem.

"A bandeira e o compromisso da atual gestão são com uma educação de qualidade, com estrutura digna para os alunos. Em dois anos, já foram entregues 54 escolas estaduais reconstruídas e ampliadas. A expectativa é que até dezembro de 2021, mais 50 escolas sejam entregues para o Estado", afirma o professor e prefeito da Seduc, Belmiro Neto.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo, no bairro Batista Campos, em Belém, é uma das unidades que receberá os alunos que buscam uma vaga nas universidades. Ela foi a 50ª escola entregue pelo Governo do Estado, para garantir qualidade do ensino e estrutura digna ao dia a dia dos estudantes.

"Cuidamos de todas as medidas sanitárias para receber os alunos nas escolas estaduais para o Enem, mas precisamos reforçar que mesmo com todas as precauções, os estudantes também precisam fazer a sua parte, com o uso de máscaras, álcool em gel e respeitando o distanciamento social", alerta o professor.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, no bairro do Marco, também é um dos espaços cedidos para a realização do exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A Jarbas Passarinho é referência em inclusão, por ser adaptada com acessibilidade para funcionários e alunos com deficiência. No Pará, cerca de 340 alunos farão o Enem neste domingo, do total, mais de 20 estudantes apresentam algum tipo de deficiência.

EDUCAÇÃO

Além dos cuidados com o espaço físico, a Seduc realiza ações educativas para assegurar o aprendizado dos estudantes que vão fazer o Enem, desde início da pandemia de Covid-19.

"Mesmo com todas as dificuldades que vivemos em 2020, a Seduc se dedicou para a preparação dos alunos paraenses. Estamos confiantes de que eles apresentarão bons resultados no exame", afirmou Belmiro Neto.

O programa "Enem Pará" desenvolveu uma plataforma garantindo aos estudantes o acompanhamento de aulas ao vivo e videoaulas com uma experiente equipe de professores especializados em pré-Enem da própria secretaria, foi uma das ações da Seduc para a preparação dos alunos.

Outras ações também foram fundamentais na preparação dos estudantes, como o Seducast Pará, podcast com dicas e tira-dúvidas relativas ao Enem, ou o projeto "Todos em Casa Pela Educação", com videoaulas transmitidas pela TV Cultura e fornecimento dos cadernos de atividades (impressos e virtuais).

Para garantir o acesso ao conteúdo online, o Governo do Estado fez a entrega de chips de internet móvel com franquia de 20 gigas de dados para os 105 mil alunos da 3ª série do ensino médio.

REVISÃO

Neste sábado (16), a Seduc realiza um grande aulão preparatório de revisão para a prova do Enem, transmitido ao vivo pela TV e portal Cultura e Facebook, das 16h às 19h.

As provas do Enem vão acontecer em 17 e 24 de janeiro (na versão impressa) e dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (na versão digital), respectivamente. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/