Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Inscrições para processo seletivo para tutores em Licenciatura em Ciências, Matemática e Linguagens terminam neste domingo (7)

As inscrições para processo seletivo para tutores do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens encerram neste domingo (7) de março. O objetivo é selecionar profissionais de nível superior para atuar no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e serão ofertadas sete vagas para tutor a distância e seis vagas para tutor presencial.

Para concorrer à vaga tanto de tutor presencial quanto de tutor a distância, o candidato deverá ter formação superior, experiência de, no mínimo, um ano no Magistério de Ensino Básico ou Superior, conhecimento e habilidade na utilização da internet e ferramentas tecnológicas da informação e de comunicação, além de ter acesso a computador e à internet. O candidato deverá escolher uma única modalidade de tutoria (presencial ou a distância).

Foto: Divulgação UFPA

Os tutores presenciais deverão ter disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 horas semanais, sendo que parte dessa carga horária deve ser cumprida durante encontros presenciais. Já os tutores a distância deverão cumprir 20 horas semanais, presencialmente, na sala de tutoria da faculdade ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, de acordo com o cronograma estabelecido pela coordenação do curso.

Os profissionais devem realizar atividades como: mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os discentes; acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenadoria de tutoria, entre outras atribuições. A cada fim do período letivo, o tutor passará por processo de avaliação de desempenho sob a responsabilidade da coordenação do curso, podendo permanecer ou ser desvinculado da equipe de tutoria.

Perfil dos candidatos

Podem concorrer às vagas para tutor presencial candidatos com graduação em licenciatura, que residam, obrigatoriamente, no município ou nas proximidades do polo escolhido. As vagas para esta modalidade são para os municípios de Ananindeua, Altamira, Bragança, Juruti, Salinas e São Sebastião da Boa Vista.

Já para as vagas de tutor a distância, podem concorrer candidatos com Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia ou Licenciatura em Ciências Naturais (habilitação em Biologia, Química ou Física), Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras e Cursos de Formação de Professores para os Anos Iniciais. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/