A ideia do estudo surgiu de uma experiência pessoal do autor como docente no ensino médio.
A ideia do estudo surgiu de uma experiência pessoal do autor como docente no ensino médio.
'Awaydip' ('Amazônia' na língua Munduruku) será o resultado final da oficina de animação que uniu arte, educação e conscientização ambiental.
O aparelho está sendo desenvolvido pela UFPA em parceria com a Hydro com o intuito de facilitar o atendimento em comunidades ribeirinhas.
Flávia Silva dos Santos tornou-se a primeira quilombola mestre da turma precursora de mestrado direcionada exclusivamente a indígenas e quilombolas, formada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA.
A tecnologia, segundo a engenheira civil Juliana Silva, consegue capturar métricas que vão da frequência cardíaca até o comportamento de ondas cerebrais, tornando possível investigar o estado físico e emocional dos trabalhadores.
O Pará é rico em alimentos biodiversos, como a Caapeba-Amazônica, a Urtiga vermelha, a Beldroega e até mesmo o jambú.
Na visão do engenheiro da computação Daniel Avelar, a dissertação tem importância científica e social, pois dá indícios sobre a microbiota da população paraense, já que a maior parte das pesquisas semelhantes é feita com a população europeia e/ou chinesa.
A pitiose cutânea é causada pelo oomiceto Pythium insidiosum, um organismo com estrutura semelhante a de um fungo que penetra na pele durante o contato com ambientes aquáticos contaminados
O pesquisador Danilo Ferreira Sodré analisou as migrações venezuelanas e o acolhimento dos migrantes em Boa Vista (RR) e Belém (PA).
Programas de incentivo à ciência para mulheres proporcionam a descoberta de vários talentos além inovações científicas, tecnológicas e sociais.
O uso de plantas medicinais é algo que faz parte da sabedoria popular e está presente na ancestralidade do amazônida.
Mantido o quadro atual, a previsão é de intenso desmatamento nas próximas três décadas.
É o primeiro registro de formações ferruginosas microbianas desse tipo tão jovens na América Latina. As que existem aqui não possuem origem biológica e têm de centenas de milhões a bilhões de anos, aponta estudo.
Em um estudo foi investigado como as benzedeiras são afetadas em suas práticas com elementos de cura. Foram considerados a localização geográfica, o perfil das mulheres, os elementos de cura, as adaptações e dificuldades nas práticas de cura, e o saber-fazer.
O universitário Tukura Asurini, que cursa etnodesenvolvimento, também defende o fortalecimento cultural indígena.
O bagre azul pode ser encontrado em rios e estuários brasileiros e em outros países da América Latina. Importante na pesca artesanal, ele é uma das principais fontes de proteína para as comunidades ribeirinhas.
Uma dissertação destacou o papel do "ciberproletariado", termo associado às mudanças nas relações trabalhistas diante das novas tecnologias da informação.
Já foram registradas 34 línguas indígenas no Estado, sem contar as línguas dos 13 povos isolados que vivem dentro das fronteiras paraenses.
Projeto estuda um grande sistema de recifes que ocupam a plataforma continental média e externa da região da foz do rio Amazonas