Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

MPF investiga existência de focos da doença de mormo em Rondônia

MPF investiga existência de focos da doença de mormo em Rondônia
O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia abriu inquérito para apurar se existem, ou existiram, focos da doença de mormo no estado.
Foto:Reprodução/Shutterstock
Mormo, ou lamparão, é uma doença crônica infecto-contagiosa que atinge principalmente equídeos, mas em casos excepcionais pode ser contraída por outros mamíferos como cães, gatos e até o homem.

Os principais sintomas são febre, fadiga, fraqueza extrema, sangramentos nasais e anorexia. A transmissão é feita por contato com fluidos corporais como fezes, urina, secreção nasal e pus de animais doentes. Em certos casos, pode ser fatal.

A preocupação do Ministério Público é que o trânsito de equídeos no estado possa infectar outros animais. A investigação foi aberta por causa de denúncias anônimas que alegam a existência de possíveis focos da doença em alguns pontos de Rondônia.

Com a instauração do inquérito, um ofício será encaminhado ao Ministério da Agricultura para questionar, até o dia 31 de agosto, se os focos realmente existem. Assim, serão especificados os municípios onde estão os focos e quais medidas deverão ser tomadas para erradicá-los.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/