A data marca o fim de um ciclo iniciado em 1943 em Rondônia, quando foi criado o Território Federal do Guaporé, com terras desmembradas do Mato Grosso e do Amazonas.
A iniciativa de saúde indígena busca contribuir para o aprimoramento das políticas públicas interculturais na Região Amazônica, considerando os dois países envolvidos (Brasil e Bolívia).
Filha de imigrantes barbadianos que ajudaram a fundar a cidade, Úrsula nasceu em 1936, quando Porto Velho ainda era uma promessa de futuro e tinha apenas 22 anos como cidade constituída.
Nascimento ocorre após anos de perdas que reduziram a etnia a apenas três mulheres. Os Akuntsú sofreram uma drástica redução populacional em razão de massacres e disputas de terra.
A expectativa é de que mais de R$ 260 mil sejam repassados às famílias extrativistas participantes da safra, fortalecendo a economia local e reafirmando a importância do extrativismo como atividade sustentável.
Povo Akuntsú sofreu grande redução populacional nas últimas décadas, principalmente por conflitos de terra. O nascimento representa um marco para a sobrevivência da comunidade, que tinha apenas 3 integrantes.