Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Sup e consciência ambiental: voluntários limpam rio Tarumã-Açu em Manaus


Voluntários participando do #GritodasÁguas. Foto: Isaac GuerreiroMANAUS - Em Manaus, a praia dourada está tomada de garrafas pet, restos de isopor e lampadas de vidro [lixo]. Em barcos e pranchas de Sup, pessoas se aglomeram às margens do Rio Tarumã-Açu. Em pouco tempo, já são mais de 30, todas munidas de sacolas. São homens, mulheres e crianças que tomaram a iniciativa de limpar o local e reforçar a conscientização ambiental.O evento #GritodasÁguas trouxe pessoas até às praias para coleta de lixo acumulado na beira. Os voluntários foram despidos de profissão, apenas com um intuito: fazer sua parte. 
Ao todo, foram coletados mais de meia tonelada de lixo.
Além da limpeza do rio, o evento também é fonte de inspiração e conscientização. Uma das participantes foi a empresária Lívia Bockini. Ela está em Manaus desde o Carnaval e se apaixonou pela região. Lívia aproveitou e trouxe o filho Gabriel, de seis anos, para ter essa experiência. “Criança aprende vendo. Eu trouxe o Gabriel pra ele já ter essa consciência e levar essa mensagem para os amiguinhos da escola. Ele que vai cuidar do nosso futuro e é importante ele já ir aprendendo a ter essa consciência”.

O pequeno Gabriel ajudando na coleta de lixo na beira do rio. Foto: Isaac GuerreiroO praticante de stand up paddle, Luís Guilherme de Oliveira, que já participou de campeonatos fez sua parte e falou da importância do evento ter acontecido. “Durante a vazante, o lixo fica muito mais exposto. O evento tem uma boa causa. É o momento de fazer a limpeza do rio e trazer mais consciência às pessoas”.Diego Vasconcelos é um dos organizadores do evento e estava acompanhado dos seus labradores sobre o standup paddle. A cena inusitada reforça a ligação dele com a região. “Eu fiz o evento durante conversa com os amigos. Vai ser ótimo tirar todo esse lixo de circulação dos rios e torná-los mais limpos. A ideia é fazer com que esse seja um evento continuo para que mais pessoas saiam das suas realidades e entendam a importância de se ter uma consciência ambiental”.

Diego Vasconcelos durante o evento junto com seu cachorro. Foto: Isaac Guerreiro
Parcerias
O evento foi feito pelo Abaré Sup & Food mas teve apoio de vários instituições e orgãos. Como parceiros estavam as secretarias municipais de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Defesa Civil, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros do Amazonas, Manaus Ambiental, Companhia Athletica, Studio Mobius, PUMP, Ecoluz e Hidroamazonas e PONTOCOMM Comunicação e Marketing.
Foram reunidos vários grupos sacos na beira da praia que somados dão mais de meia tonelada de lixo. Foto: Isaac Guerreiro

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/