Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisadores do Mato Grosso descobrem nova espécie da planta ingá

Pesquisadores do Mato Grosso descobrem nova espécie da planta ingá

A nova espécie de ingá encontrada na região chamada Arco do Desmatamento, território que vai do oeste do Maranhão e sul do Pará foi divulgada para a ciência na última edição da revista Phytotaxa (mais importante mundialmente na área de taxonomia botânica, localizada na Nova Zelândia), no artigo intitulado, em tradução livre, 'Inga micronectarium (Leguminosae): uma nova espécie na floresta Amazônica, Brasil'.

Leia também: Portal Amazônia responde: qual a nova fronteira do desmatamento?

O achado contou com a autoria dos professores José Martins Fernandes e Célia Regina Araújo Soares, do Herbário da Amazônia Meridional (Herbam), do campus da Unemat em Alta Floresta, e pelo doutorando Dennis Rodrigues da Silva, do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, do campus de Nova Xavantina.

A nova espécie denominada Inga micronectarium J.M. Fernandes, C.R.A. Soares & D.R. Silva ocorre nos Estados de Mato Grosso e Pará, na Floresta Amazônica, especificamente na região chamada de Arco do Desmatamento, devido à exploração madeireira seletiva, incêndios florestais e a conversão contínua de áreas naturais em pastagens.

Agora o grupo dos ingás é composto por 308 espécies, com distribuição natural na região Neotropical, que compreende desde o Sul do México até o Norte da Argentina.

"As espécies são importantes nos ecossistemas como alimento para animais silvestres devido à massa branca e adocicada presente nas sementes. Várias espécies são cultivadas em quintais para sombra, alimento e remédio, em Sistemas Agroflorestais para cobertura e adubação do solo devido a produção de matéria orgânica, fixação de nitrogênio, sombra e alimento, principalmente",

explicou uma das autoras, Célia Regina Araújo Soares.

O artigo é uma demonstração do potencial que a Amazônia apresenta em novidades científicas, como a região Norte de Mato Grosso. Leia o artigo na íntegra (em inglês): "Inga micronectarium (Leguminosae): A new species in the Amazon rainforest, Brazil".

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/