Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Inpa lança minidocumentários sobre tecnologias sociais produzidas na região amazônica

O projeto 'Rede Amazônica de Tecnologia Social', do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI/CNPq), lançou no dia 30 de agosto, dez minidocumentários sobre tecnologias sociais aplicadas em comunidades da Amazônia, durante o XI Workshop de Tecnologia Social.

A coordenadora do projeto e de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, explica que os vídeos buscam divulgar as experiências e compartilhar o conhecimento, os registros e o modo como reproduzir esse conhecimento, que vai além de manuais técnicos e de cartilhas também produzidas pelo projeto. 

"As comunidades que visitamos e que tiveram suas vidas tocadas pelas tecnologias podem se apropriar dos protótipos e técnicas sem custo algum, porque são todas tecnologias de uso livre, de uso aberto, sem patenteamento. A grande característica do projeto é o desenvolvimento de inovações"

destaca Gutierrez.
Os vídeos têm entre 6 e 11 minutos de duração e contaram com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Foto: Divulgação

O evento que discute as tecnologias sociais e o conhecimento tradicional foi híbrido e encerrou nesta quinta-feira (31), com palestras, rodas de conversa e lançamento de seis cartilhas. 

As atividades da programação aconteceram das 8h às 12h, em formato virtual, exceto a oficina 'Técnica sobre instalações fotovoltaicas e o sistema de purificação de água do Inpa', presencial, na Casa da Ciência no Bosque da Ciência. 

Minidocumentários

A diretora e roteirista do projeto audiovisual, a comunicadora socioambiental Ana Cíntia Guazzelli, ressalta a dedicação em registrar projetos de potencial que podem ser replicados, a fim de superar desigualdades ainda enfrentadas por populações amazônicas, tanto indígenas quanto ribeirinhas.

"Vivo e trabalho para a região amazônica há mais de três décadas. Como jornalista socioambiental, posso dizer que mais uma vez me deparei com realidades únicas, como tantas Amazônias que eu ainda não conhecia",

conta Guazzelli.

Os minidocumentários "Captação de Água da Chuva" e "Fossa Alta Comunitária: saneamento básico de qualidade para o bem-estar das famílias" apresentam tecnologias simples e de baixo custo para coleta e armazenamento de água da chuva. As duas foram projetadas para se adequarem às condições e às realidades específicas das comunidades rurais, garantindo sua eficiência e impacto positivo na qualidade de vida dos moradores.

As produções "Criação de Matrinxã em Igarapé" e "Piscicultura familiar de Igapó" ressaltam as práticas sustentáveis de piscicultura familiar, e visam, principalmente, a subsistência e a geração de renda de famílias de áreas rurais e de assentamentos na região.

O fortalecimento e a preservação das culturas tradicionais estão presentes nas produções audiovisuais "Dicionário Multimídia de Língua Indígena", "Casa de Farinha: resgatando tradições e melhorando a produção de farinha de mandioca" e no "Grupo de Artesanato Molongó: valorizando o talento local e impulsionando o empreendedorismo". Elas demonstram como as tecnologias sociais, juntamente com as comunidades locais, colaboram na preservação e na valorização das tradições culturais e na conservação dos recursos naturais.

O vídeo "Tons da Terra: a criatividade e Inovação Social para os solos e povos amazônidas" apresenta como as tintas ecológicas são viáveis para utilização. Elas são mais econômicas e contribuem para a saúde respiratória por fornecerem proteção contra o desenvolvimento de bolores e mofos, já que não utilizam metais pesados em sua composição.

Outras tecnologias sociais que apresentam abordagens inovadoras e de baixo custo para melhorar a produção agrícola e promover a sustentabilidade são a "Produção de Bioinsumos Agrícolas" e o "Manejo do Bananal: capacitando agricultores em práticas agroecológicas e agricultura orgânica". As tecnologias incentivam práticas agrícolas mais sustentáveis, de baixo custo de implementação e benefícios significativos para os agricultores e para o meio ambiente.

A agricultora familiar e moradora da Comunidade Arienga Estrada em (Barcarena/PA), Paula Ferreira, participou do minidocumentário sobre a Produção de Bioinsumos Agrícolas. Para a agricultora, a experiência foi "enriquecedora".

"Aqui tem agricultura familiar, e a gente tem usado tecnologias muito boas que ajudam na nossa produção. Saber que, a partir desse vídeo que a gente participou fazendo os bioinsumos, outras pessoas vão ter acesso a essa tecnologia é muito bom",

conta Ferreira.

  "Nós acreditamos que essa tecnologia traz autonomia para o agricultor, especialmente dentro da nossa comunidade", completou.

Projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo Inpa, o projeto busca consolidar o sistema de inovação e contribuir com o desenvolvimento social na Amazônia. 

Iniciado em 2021, o projeto está mapeando as iniciativas de tecnologia social da região e até agora foram identificadas 116. Outra importante frente de atuação é a socialização do conhecimento e de iniciativas que fortalecem o campo da tecnologia social e o desenvolvimento sustentável da região amazônica, por meio da realização de lives mensais e da produção de cartilhas.

As produções audiovisuais estão disponíveis gratuitamente no canal do Inpa no YouTube: acesse aqui.

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/