Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Educação inclusiva no ensino de Física: material didático adaptado facilita aprendizagem de alunos com deficiência visual

Foto: Divulgação/Acervo da pesquisa

Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Essa parcela da sociedade é assegurada pelo Art. 208 da Constituição Brasileira, que estabelece a educação como direito das pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Mas somente a garantia da lei não basta. Materiais de ensino adaptados e um corpo docente preparado são fundamentais na busca pela inclusão.

Em dissertação, o professor Rômulo Monteiro da Silva desenvolveu um material didático para auxiliar alunos não videntes a estudarem conceitos de Óptica Geométrica, da disciplina de Física. A pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF/ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e recebeu orientação das professoras Simone da Graça de Fraiha e Fátima Nazaré Baraúna Magno.

A ideia do estudo intitulado 'Material didático para o ensino de conceitos básicos da Óptica Geométrica para inclusão de alunos com deficiência visual' surgiu de uma experiência pessoal do autor como docente no ensino médio.

"Quando comecei a dar aula, eu tinha uma aluna com deficiência visual e fiquei sem chão. Como eu ia transmitir a ela, por exemplo, conceitos de Óptica, área diretamente associada à luz? Como eu trabalharia com ela?", 

relembra Rômulo Monteiro.

O produto educacional foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensino médio formada por 39 alunos videntes e uma aluna não vidente, no município de Vigia de Nazaré. De início, Rômulo Monteiro ministrou quatro aulas sobre Óptica Geométrica com o uso de maquetes táteis-visuais. A versão física delas estava com a estudante não vidente enquanto o restante da sala acompanhou o material por meio de um projetor de imagens. As maquetes foram elaboradas a partir de placas de papelão, fios e folhas de EVA de diferentes cores e texturas, com a finalidade de explorar o tato para melhor compreensão do assunto. Os fios representavam os feixes de luz e o EVA, os espelhos e as lentes.

Em seguida, houve uma atividade experimental em um aparato industrial de um plano inclinado, que pode ser confeccionado com materiais alternativos. O objetivo era usar a luz solar para queimar um papel através de uma lente convergente, a fim de medir a distância focal. "A aluna não vidente ia perceber o papel queimado pelo cheiro, mas o vento levou a fumaça e não funcionou. Então, colocamos um balão embaixo da lente para a estudante escutar ele estourando. Deu certo", explica a orientadora Simone da Graça Fraiha.

Produto educacional deve ser pensado para estudantes não videntes e videntes 

Foi realizado um questionário antes e depois da aplicação do material didático e as avaliações foram positivas. As respostas do questionário inicial sobre Óptica Geométrica revelaram que os alunos nunca haviam estudado esse assunto. No questionário final, os estudantes relataram que o produto educacional proporcionou uma boa compreensão da matéria.

A aluna com deficiência visual não teve o rendimento esperado na aula sobre espelhos, mas, na de lentes, conseguiu identificar os diferentes tipos. Como melhoria, ela sugeriu o acompanhamento de um ledor de braile, a colaboração dos estudantes videntes e apontou à necessidade de mais materiais adaptados para todas as disciplinas.

Os materiais adaptados são importantes para a inclusão e devem ser destinados a todos os alunos, videntes ou não videntes, segundo a pesquisa. Monteiro e Fraiha destacam que a educação inclusiva não se refere apenas a inserir o estudante com deficiência visual em uma sala de aula regular, mas a criar possibilidades para que ele participe igualmente das dinâmicas didáticas. Eles alertam que sem esse cuidado corre-se o risco de se desestimular o estudante. "Foi como a aluna não vidente me relatou, ela se sentia excluída dentro da sala de aula, como se não estivesse lá", afirma o pesquisador.

"Foi como a aluna não vidente me relatou, ela se sentia excluída dentro da sala de aula, como se não estivesse lá", 

afirma o pesquisador.

Durante o questionário, a falta de preparo dos professores foi um dos problemas mais citados. As respostas reforçam a ideia defendida no estudo de que essa questão é uma das adversidades para a efetivação de uma política educacional inclusiva. "Se for esperar pelo Estado, não haverá apoio aos professores para ensinar pessoas com deficiência, seja visual ou outra", declara o autor.

A pesquisa destaca que a estudante com deficiência visual encara a falta de atividades diferenciadas e adaptadas como a principal adversidade ao aprendizado e não o problema de visão em si. O ensino da disciplina, aponta o estudo, precisa ultrapassar a "simples" aplicação de fórmulas e teoremas.

*O conteúdo foi originalmente publicado pelo Jornal Beira do Rio, da UFPA, edição 167, escrito por Bruno Roberto.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/