Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Conferência Sul-Sul: países discutem cooperação em sustentabilidade

Conferência Sul-Sul: países discutem cooperação em sustentabilidade
A agenda de sustentabilidade, definida pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, dará um novo passo nesta quinta-feira (6/4). Trata-se da Conferência sobre Cooperação Sul-Sul para Produção e Consumo Sustentáveis, que acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o evento busca promover a cooperação, em produção e consumo sustentáveis, entre os países da América Latina, Caribe e África. Durante dois dias, quinta e sexta-feira (6 e 7/4), eles debatem meios para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS são uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

De acordo com o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, o evento se constitui em um momento único. “Não aconteceu em nenhuma outra oportunidade um encontro com essa dimensão, com diversos países, sobretudo em desenvolvimento, reunindo quem implementa a agenda com quem a financia, o que significa uma grande mobilização. É um marco e é importante que esteja acontecendo no Brasil”, afirmou o secretário.

Entre os mecanismos reconhecidos para a implementação dos ODS está o Quadro Decenal de Programas de Consumo e Produção Sustentáveis das Nações Unidas (10YFP, na sigla em inglês). O 10YFP é uma plataforma global criada para melhorar a cooperação internacional, por meio de programas e parcerias. A ferramenta promove o compartilhamento de conhecimentos e experiências, além de facilitar o acesso a recursos técnicos e financeiros para os países em desenvolvimento. É nesse contexto que se insere a Conferência sobre Cooperação Sul-Sul.

Comitê
Regional

Como parte da agenda internacional sobre produção e consumo sustentáveis, o secretário Edson Duarte dirigiu, nesta quarta-feira (5/4), reunião com representantes de 12 países da América Latina e Caribe. O objetivo foi integrar instituições de fomento e o Comitê Executivo do Conselho Regional de Especialistas de Governo sobre Produção e Consumo Sustentáveis.

Responsável por definir estratégias voltadas para o 10YFP, “o Comitê tem um dos grandes desafios para as políticas ambientais dos países signatários da Rio+20”, afirmou o secretário. Para ele, é preciso caminhar no sentido de buscar um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade.

Edson Duarte explicou que, enquanto alguns países se desenvolveram com forte pressão sobre seus recursos naturais, para os países representados no Comitê ainda é possível reverter esse modelo. Ele ressaltou a liderança política do Brasil na implementação das 10 medidas instituídas pelas Nações Unidas, afirmando que “vamos prosseguir com o protagonismo na busca do desenvolvimento sustentável na região”.

O secretário defendeu, ainda, a mudança de modelo de produção e consumo como papel de governo, empresas e sociedade. Para ele, redirecionar o desenvolvimento implica na qualificação de empregos, na geração de renda e desenvolvimento de tecnologia com novas base para a produção e o consumo de forma sustentável.

Participaram da reunião no Ministério do Meio Ambiente representantes da Bolívia, Argentina, Panamá, Costa Rica, Jamaica, Barbados, México e Colômbia. O encontro serviu, ainda, como reunião preparatória para a Conferência sobre Cooperação Sul-Sul sobre Produção e Consumo Sustentáveis, que acontece nesta quinta e sexta-feira, em Brasília.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/