Os dados mais recentes do Termômetro do Código Florestal mostram que o Brasil alcançou 436,9 milhões de hectares inscritos no Cadastro Ambiental Rural.
Resultados são de dezembro de 2025 e ilustram aumento da importância desta cadeia de produção na economia acreana. Conforme o levantamento, foram plantados 1.931 hectares de café naquele mês, enquanto a colheita foi de 1.926 hectares.
A iniciativa integra o Rota do Cacau, que se destaca por ações concretas voltadas ao atendimento das demandas de produtores rurais, povos indígenas, comunidades extrativistas e ribeirinhas.
O Parque Nacional cumpre um papel estratégico no cumprimento de compromissos ambientais assumidos pelo Brasil em acordos e tratados internacionais voltados à conservação.
Edital vai selecionar até quatro iniciativas que serão desenvolvidas nos estados de Mato Grosso, do Tocantins e Maranhão. Propostas podem ser enviadas até 27 de fevereiro.
A versão impressa do Atlas ODS Amazonas será lançada na Ufam em fevereiro. O encontro reunirá representantes de instituições públicas, sociedade civil e academia.
A restauração da vegetação nativa é fundamental para a manutenção do fornecimento de sistemas ecossistêmicos essenciais para a saúde, produção agrícola, segurança hídrica, igualdade social e desenvolvimento sustentável.