A retirada de vegetações como samaúma e jatobá para a produção comercial do açaí impacta o ecossistema e a produtividade da floresta amazônica.
A retirada de vegetações como samaúma e jatobá para a produção comercial do açaí impacta o ecossistema e a produtividade da floresta amazônica.
O objetivo do projeto é combater o desemprego estrutural relacionado à crise climática
Projeto busca promover ciência, tecnologia e inovação da Amazônia por meio de parcerias com fundações estaduais de pesquisa, setor privado, governos e organizações internacionais
O evento contará com a participação de 29 estilistas, sendo dois coletivos, e 37 modelos indígenas.
A produção da castanha ainda é ancorada no extrativismo, mas o estudo demonstra que a castanheira é uma das espécies florestais nativas mais promissoras para a formação de plantios florestais.
Tire suas dúvidas a respeito de uma das fontes renováveis que mais cresceram nos últimos anos.
Este é o segundo fórum, de uma série de cinco, para discutir a democracia na Amazônia. A iniciativa faz parte das ações da Plataforma 'Amazônia Que Eu Quero'.
A geração de energias limpas e energias renováveis como alternativa para a crise energética na Amazônia será o tema do segundo fórum da plataforma 'Amazônia Que Eu Quero'.
A região amazônica é um local rico em recursos renováveis, podendo ser bastante utilizados para iniciativas em recursos locais.
Em fevereiro, a plataforma 'Amazônia Que Eu Quero' realiza seu segundo fórum, com a temática 'Energias Limpas', e o Portal Amazônia preparou um quiz para você descobrir o que sabe sobre essa alternativa energética.
As embalagens foram desenvolvidas por estudantes da rede estadual de ensino do município amazonense.
Exposição aberta no dia 11 tem jogos e experimentos interativos sobre sustentabilidade, consumo eficiente e segurança na rede elétrica.
Uma das maiores plantas aquáticas do mundo, a vitória-régia não surpreende apenas pela sua beleza, a planta é praticamente toda comestível e rende receitas como espaguete, geleia, picles e até mesmo pipoca.
A criação de peixes ornamentais tem uma importância econômica e sustentável. Atualmente, é uma das atividades extrativistas mais sustentáveis. Por ano, o Brasil exporta cerca de 20 milhões de peixes ornamentais de água doce.
Instituído na década de 60, o período de defeso ocorre durante a fase de reprodução e crescimento do pescado e limita a exploração intensa, tornando a prática sustentável.
Uma pesquisa que já dura mais 10 anos agora entra em mais uma fase de divulgação. A artista plástica Rosilene Nobre começou a pesquisa em 2009.
As peças são desenhadas pela estilista Alessandra Dutra, de 24 anos, e ganham vida pelas mãos de artesãs locais. Após serem confeccionadas, passam pelo processo de tingimento.
Educação ambiental, plantio de mudas, informações sobre ecoturismo e sobre pesquisas científicas serão algumas das atividades realizadas no município nos próximos dias.
Bancos de DNA e de sementes guardam amostras vegetais do país e funcionam como apólices de seguro caso as espécies sejam extintas