Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na fronteira no Acre

Medida publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (18) tem validade de 60 dias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), uma portaria na qual autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança em apoio ao governo do Acre, nas “atividades de bloqueio excepcional e temporário de entrada no país de estrangeiros”.

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

 Segundo a portaria, a medida tem caráter “episódico e planejado”, com duração de 60 dias, a contar de hoje. Se necessário, esse prazo, que a princípio se encerra em 18 de abril, poderá ser prorrogado.

Caberá ao governo do Acre dar o apoio logístico necessário para a operação. O contingente deverá seguir o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, vinculada ao Ministério da Justiça.

Conflito migratório

O estado do Acre vive um conflito migratório, com a retenção de migrantes na fronteira entre o Brasil e o Peru. O fluxo migratório cresceu durante a pandemia, mas, com a descoberta da nova variante brasileira do coronavírus, barreiras sanitárias foram instaladas no município de Assis Brasil. Desde o último domingo (14), o grupo se concentra na Ponte de Integração.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade