Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Junho 2022

Veja momento em que fenômeno das terras caídas assusta moradores de Afuá, no Pará

terras-caidas-afua-pa

Imagine a seguinte cena: você está em um arquipélago e de repente observa um grande pedaço de terra que se desprende da terra fixa e fica flutuando pelo rio, formando uma ilha isolada "itinerante".

Foi exatamente isso que moradores do município de Afuá, no arquipélago de Marajó, no Pará,  vivenciaram nesta semana. Por meio de imagens disponibilizadas pelo fotógrafo Jota Barbosa, pode-se observar o  fenômeno conhecido como "terras caídas" no meio do Rio Amazonas.

O fenômeno está relacionado a própria erosividade da margem do rio, ou seja, o tipo de solo que compõe a região é frágil. 

Leia também: 'Barrancas de terras caídas': conheça o processo de erosão que acontece nas margens dos rios da Amazônia

Apesar de ser um processo natural e não apresentar riscos à biodiversidade, pode causar outros acidentes. Jota Barbosa conta que dessa vez o fenômeno impressionou dos moradores.

"Infelizmente ela acabou provocando um transtorno. Outras ilhas até maiores já passaram por aqui, porém não causaram transtorno. Essa acabou encalhando na frente de uma madeireira. O pessoal da prefeitura e da secretaria de meio ambiente tentaram tirar ela com a ajuda de três barcos empurrando e não conseguiram. Depois de três dias eles conseguiram desencalhar ela e esperaram a maré baixar para levá-la para longe",

relatou o fotógrafo ao Portal Amazônia.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, a "ilha" tem o tamanho de um campo e meio de futebol.  "Espero que ela realmente não volte porque se ela entrar em rios menores vai causar mais transtornos ainda porque ela acabou quebrando uma casa que fica na ponta de um trapiche", contou. 

Confira a seguir as imagens do fenômeno:

Imagens: Reprodução/Youtube-Jota Barbosa 


Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/