Manaus 30º • Nublado
Domingo, 26 Setembro 2021

'Barrancas de terras caídas': conheça o processo de erosão que acontece nas margens dos rios da Amazônia

terracaidairanduba

Se você já navegou pelos rios do Amazonas, com certeza viu o processo de erosão que acontece nas margens dos rios. Esse fenômeno é conhecido popularmente como terras caídas. A erosividade chama a atenção, seja pelas marcas que deixam no solo ou pelos prejuízos que causam para os ribeirinhos.

Inclusive, em 1993, o compositor Braulino Lima usou o fenômeno como fonte de inspiração para a música "Tic Tic Tac", que ficou eternizada na voz de Zezinho Correa.

"As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar
As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar

Amazonas, rio da minha vida
Imagem tão linda que meu Deus criou
Fez o céu, a mata e a terra
Uniu os caboclos construiu o amor"

por Braulino Lima 
Foto: Divulgação/Defesa Civil

Sim. Na Amazônia, o processo de erosão é mais comum do que imaginamos. As terras caídas acontecem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas "cavernas subterrâneas", até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.

Ele é causado pela combinação de vários fatores como, por exemplo, o clima, o nível dos rios, a composição do material das margens, além do tempo. Apesar de ser um fenômeno natural, a erosão também acontece pela ação do homem que contribui para a fragilização do solo. 

Desmatamento

Com o aumento do desmatamento, que cresceu mais de 67% no Amazonas, a erosão tende a ser acelerada. As regiões da calha dos Rios Madeira, Purus, Solimões e Amazonas são as mais afetadas pelo fenômeno, que já causou prejuízo nas cidades de Parintins, Anamã, Tabatinga, Amaturá e Tonantins.

Na cidade de Boca do Acre, a erosão alcançou um alto nível de destruição. Situada na calha do Purus, o município deu entrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) devido ao fenômeno das terras caídas.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

De acordo com o geógrafo e ambientalista, Carlos Durigan, o desmatamento traz sérias consequências para os locais que são atingidos pela erosão.

"O desmatamento e a degradação ambiental trazem perdas incalculáveis para a vida no planeta. Além disso, essa ação do homem contribui com a mudança do clima global, redução de umidade e chuvas em muitas regiões", destacou.

No caso de desastres, a primeira resposta é de responsabilidade da prefeitura local. O Estado, por meio da Defesa Civil, oferta apoio com as ações complementares quando a Defesa Civil municipal não comporta mais os danos causados.

Veja mais notícias sobre CidadesAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/