‘Barrancas de terras caídas’: conheça o processo de erosão que acontece nas margens dos rios da Amazônia

O fenômeno faz parte da rotina dos ribeirinhos, inclusive, ficou eternizada na canção “Tic Tic Tac” de Braulino Lima

Se você já navegou pelos rios do Amazonas, com certeza viu o processo de erosão que acontece nas margens dos rios. Esse fenômeno é conhecido popularmente como terras caídas. A erosividade chama a atenção, seja pelas marcas que deixam no solo ou pelos prejuízos que causam para os ribeirinhos.

Inclusive, em 1993, o compositor Braulino Lima usou o fenômeno como fonte de inspiração para a música “Tic Tic Tac”, que ficou eternizada na voz de Zezinho Correa.

“As barrancas de terras caídas

Faz barrento o nosso rio-mar
As barrancas de terras caídas
Faz barrento o nosso rio-mar

Amazonas, rio da minha vida
Imagem tão linda que meu Deus criou
Fez o céu, a mata e a terra
Uniu os caboclos construiu o amor”

por Braulino Lima 

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Sim. Na Amazônia, o processo de erosão é mais comum do que imaginamos. As terras caídas acontecem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.

Ele é causado pela combinação de vários fatores como, por exemplo, o clima, o nível dos rios, a composição do material das margens, além do tempo. Apesar de ser um fenômeno natural, a erosão também acontece pela ação do homem que contribui para a fragilização do solo. 

Desmatamento

Com o aumento do desmatamento, que cresceu mais de 67% no Amazonas, a erosão tende a ser acelerada. As regiões da calha dos Rios Madeira, Purus, Solimões e Amazonas são as mais afetadas pelo fenômeno, que já causou prejuízo nas cidades de Parintins, Anamã, Tabatinga, Amaturá e Tonantins.

Na cidade de Boca do Acre, a erosão alcançou um alto nível de destruição. Situada na calha do Purus, o município deu entrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) devido ao fenômeno das terras caídas.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

De acordo com o geógrafo e ambientalista, Carlos Durigan, o desmatamento traz sérias consequências para os locais que são atingidos pela erosão.

“O desmatamento e a degradação ambiental trazem perdas incalculáveis para a vida no planeta. Além disso, essa ação do homem contribui com a mudança do clima global, redução de umidade e chuvas em muitas regiões”, destacou.

No caso de desastres, a primeira resposta é de responsabilidade da prefeitura local. O Estado, por meio da Defesa Civil, oferta apoio com as ações complementares quando a Defesa Civil municipal não comporta mais os danos causados.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade