Inova Amazônia: conferência reúne ecossistema de startups e inovação com foco na biodiversidade

Conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico.

Manaus (AM) vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. A conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.

A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.

Conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. Foto: Divulgação

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o evento do Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para estimular o surgimento de soluções sustentáveis e fortalecer ainda mais o empreendedorismo na região.

“Manaus será o epicentro deste encontro, que reunirá diversos atores nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico responsável da Amazônia. Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única”,

salientou Bruno Quick.

Para a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o evento é um reconhecimento desse protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais.

“Sabemos que a região amazônica tem uma vocação natural para a bioeconomia. Afinal, temos o bioma com a maior biodiversidade do mundo. Isso abre portas para novos modelos de negócios, para a descoberta de novos insumos e para a inovação no sentido mais amplo.”, destacou Ananda.

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.

Desenvolvimento sustentável com inovação 

Para impulsionar o mercado da bioeconomia na região, o Sebrae conta com programas que estimulam o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis por startups e pequenas empresas.

Com o objetivo de estimular essas soluções, a instituição desenvolve, desde 2022, o Inova Biomas, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento sustentável e a inovação nos biomas brasileiros por meio do suporte e incentivos para o surgimento e o crescimento de negócios que estejam alinhados com a conservação ambiental, a valorização da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.

Outro destaque é o Programa Catalisa ICT, que tem como objetivo promover a geração de novos negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico gerado pelos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade