Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Pesquisadores passam a investigar síndrome pediátrica associada à Covid-19 no Amapá

O Laboratório Central do Amapá (Lacen) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram uma parceria que disponibiliza exame de sorologia para casos suspeitos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid-19. Quando houver essa suspeita, as amostras serão coletadas nas unidades de saúde onde as crianças são atendidas e enviadas ao Lacen, que, por sua vez, encaminhará as amostras à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para investigação dos casos.
Foto: Divulgação/SVS

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), as crianças são minoria dentre os infectados pelo novo coronavírus, e, em geral, são assintomáticas ou apresentam sintomas leves. Entretanto, em outros estados do país, já foram notados casos da SIM-P em crianças que tiveram Covid-19.

Para casos de suspeitas no Amapá, o Governo do Estado já tem um protocolo, conforme relata a técnica do Lacen, Marcia Cavalcante. "Serão coletadas amostras dos pacientes que atenderem aos critérios clínicos. Elas serão enviadas à Fiocruz, para investigação", afirmou a servidora.

A SIM-P é uma reação inflamatória cujos principais sintomas são: febre, manchas vermelhas na pele, olhos vermelhos, conjuntivite, sintomas gastrointestinais intensos (náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal), dor de cabeça, queda de pressão arterial, taquicardia, respiração acelerada, falta de ar, convulsões e confusão mental.

Veja mais notícias sobre NotíciasSaúdeAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/