Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Reino Unido da Liberdade é tetracampeã do grupo especial de Manaus

Reino Unido da Liberdade é tetracampeã do grupo especial de Manaus
Com o tema 'Tambores, crenças e costumes afro-brasileiros, a benção de mãe Zulmira', a Reino unido da Liberdade se consagrou tetracampeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus. Segundo a apuração oficial divulgada nesta segunda-feira (4), a escola do Bairro Morro da Liberdade conseguiu o total de 179,90 pontos. As agremiações Grande Família e a Mocidade Independente de Aparecida, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

Já era madrugada de domingo, (3), quando a Reino Unido da Liberdade “desceu o morro”, espalhou axé e tomou conta da Avenida do Samba, cantando um enredo que retratou a grandeza da influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira. A apresentação comemorou os 30 anos da primeira vitória da escola no Grupo Especial, quando, à época, apresentou o enredo “Mãe Zulmira – Amanhecer de uma raça”.

Foto: Fran Cardoso/Rede Amazônica

Com a arquibancada completamente tomada pelos torcedores, na avenida, mais de 3,8 mil brincantes representaram a escola que conquistou o tetracampeonato. A dor e sofrimento foram representados pela comissão de frente, que encenou a chegada ao Brasil em navios negreiros e a luta contra a escravidão. A partir daí, a história passa a ser contada sob o prisma da herança cultural.

O carro abre-alas representou a miscigenação e as fazendas. O segundo carro mostrou a diversidade culinária, vestuário e linguagem. As festas populares afro-brasileiras vieram no terceiro carro, seguido do templo religioso em homenagem a mãe Zulmira. “Sob a benção da mãe Zulmira vamos fazer um excelente Carnaval”, vibrou o presidente da Reino Unido da Liberdade, Reginei Rodrigues, minutos antes da escola incendiar a avenida.

Veja mais notícias sobre Carnaval.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/