Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Rede SESI tem novo sistema de ensino com material didático próprio para 2021

Com o foco em preparar os alunos para os desafios tecnológicos e profissões do futuro, a Rede SESI de Ensino lança o novo Sistema Estruturado de Ensino (SEE) alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As escolas SESI do Amazonas, em período de matrículasvão começar o ano letivo de 2021 com as novas matrizes curriculares e material didático reformulado, autoral, próprio e com metodologias ativas, em parceria com o grupo Somos Educação. 

A construção do novo modelo de ensino iniciou-se em março, por meio de grupos de trabalho divididos por áreas de conhecimento ou campo de experiências, com professores de toda a Rede SESI do Brasil, auxiliados por consultores em educação. Cinco professores do Amazonas participaram ativamente da construção dos documentos que norteiam desde a educação infantil até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do ensino fundamental ao ensino médio regular. 

"Analisamos a matriz curricular do SESI e fizemos ajustesinclusive dos livros usados em sala de aula. Sentimos a necessidade desse amparo maior para o professor e alunos, com livros mais regionalizados e contextualizados, voltados sempre às tecnologias, sendo mais a cara do SESI, trabalhando essa interdisciplinaridade", disse a professora da Escola SESI David Nóvoa Alvarez, Débora Pinto, integrante do grupo para anos iniciais do ensino fundamental, em Linguagens e suasTecnologias.

A educadora ressalta os benefícios da atualização e do protagonismo dos docentes na construção do material didático, para que seja atual, aplicável e eficaz na construção de conhecimento dos estudantes."Ninguém melhor para construir isso do que nós professores que usamos as ferramentas e sentimos na pele o que precisa ser melhorado", disse ela.

Práticas educacionais associadas a recursos tecnológicos

As matrizes curriculares já estão prontas e disponíveis para uso piloto no portal SESI Educação. "Cada nível de ensino é uma matriz diferente, porque são objetivos diferentes a serem atingidos, de acordo com cada faixa etária, dentro do que são (os alunos) capazes de fazer",assinala a professora da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, Erlen Barbosa, participante do grupo de trabalho de educação infantil. Ela explica que o livro ainda não está pronto, porém as matrizes e os campos de experiência disponíveis já estão sendo aplicados com os alunos em 2020", anuncia

Barbosa acrescenta ainda que, juntamente com SEE do SESI, inicia-se um sistema de formação contínua dos professores que, por meio de videoconferência, já estão sendo atualizados, com ajuda de consultores e avaliações, nas mudanças do material didático e nas novas matrizes de ensino. "Houve uma preocupação da Rede em falar uma língua só em todo o Brasil para que os professores possam se adequar ao material", destacou.

O novo modelo reúne um conceito pedagógico voltado para o desenvolvimento produtivo/industrial, baseado na lógica Steam (Ciência,Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes) e com atividades em programas de computador (uso do Minecraft e de I.A), além das noções de programação por meio do kit de Robótica.

"Tivemos palestras sobre como a realidade do aluno poderia influenciar na formulação do material e falamos também sobre o aprimoramento e algumas habilidades que precisavam ser ajustadas no material, principalmente falando de EJA", relatou a professora do ensino fundamental e médio da EJA SESI, Greyciane Dutra.

A preparação para um futuro cada vez mais tecnológico e voltado para a resolução de problemas está dentro do novo material e matriz curricular do SESI, que conta com material didático autoral, assessoria pedagógica, formação de professores, simulados de avaliações externa se avaliações educacionais.

Serviço

As Escolas SESI já estão com matrículas abertas para 2021.Para mais informações, entre em contato pelo 3234-0610 ou pelo Whatsapp (92) 98406-2798, e aproveite o desconto na 1ª parcela da anuidade escolar para o próximo ano, no valor da tabela de 2020. 

Veja mais notícias sobre EducaçãoEspecial PublicitárioAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/