10 razões para visitar exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera

Exposição é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e integra ações do Ópera em Rede. Projeto reúne ações culturais e socioambientais.

1. Conhecer a história do Festival Amazonas de Ópera 

A exposição apresenta uma ampla coleção de fotografias, vídeos e objetos que documentam a trajetória do Festival Amazonas de Ópera desde sua fundação, em 1997. A mostra tem assinatura da curadora de arte Cléia Viana e é uma chance única de conhecer a história do evento que transformou a cidade em um centro de cultura e arte reconhecido mundialmente.

2. Compreender a importância do Festival Amazonas de Ópera

 A exposição ajuda o público a compreender a importância do Festival para o estado, o país e o mundo. É uma chance de se inspirar com a história e o legado desse grande evento cultural. Além disso, o conceito de ‘ópera fácil’ possibilita tornar esse conhecimento acessível para todas as idades.

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: 

3. Apreciar a arte e obras produzidas por amazonenses 

A exposição apresenta vídeos e gravações que ilustram a beleza e a grandiosidade das óperas encenadas no Festival Amazonas de Ópera ao longo desses 25 anos. É uma chance de apreciar a arte, a música e o canto lírico em todo seu esplendor. 

4. Celebrar a cultura no Amazonas 

O Festival Amazonas de Ópera é um dos eventos culturais mais importantes da região. A exposição é uma oportunidade de celebrar a cultura e a riqueza artística produzida no estado e que, este ano, comemora 25 anos de grandes apresentações, tendo como palco principal o majestoso Teatro Amazonas. 

5. Ter acesso e admirar figurinos e objetos históricos 

A exposição é gratuita e apresenta figurinos e objetos que fizeram parte das produções do Festival Amazonas de Ópera ao longo desses 25 anos. São peças únicas e atemporais, que representam a elegância e o requinte das produções operísticas. 

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: Morgana Rodrigues

6. Participar de um momento histórico 

A exposição marca os 25 anos do Festival Amazonas de Ópera, um evento que se tornou um marco cultural na história da cidade e do país. Participar da exposição é fazer parte desse momento histórico e perpetuar a memória desse grande evento. 

7. Aprender sobre ópera de maneira fácil 

A exposição é lúdica e interativa, tornando a aprendizagem sobre ópera atraente para todas as idades. Além disso, o conceito de ópera fácil torna a arte acessível para quem não está familiarizado com o tema. 

8. Desenvolver a sensibilidade artística 

A exposição é uma ótima oportunidade para desenvolver a sensibilidade artística e emocional. A ópera é uma arte que expressa emoções profundas e a exposição ajuda a despertar essas emoções no espectador. Para quem nunca teve contato com o estilo artístico, o encerramento da mostra vai contar com uma apresentação pocket da obra “Così Fan Tutte”, dia 28 de maio, às 16h. 

9. Enriquecer a cultura geral e estimular a criatividade

A ópera é uma das formas mais importantes da cultura ocidental. A exposição é uma chance de enriquecer a cultura geral e de conhecer um pouco mais sobre a arte da ópera. A exposição é repleta de elementos criativos e inspiradores. É uma chance de estimular a criatividade e a imaginação de forma lúdica e divertida. 

Exposição dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera – Foto: Morgana Rodrigues

10. Despertar a curiosidade 

A exposição é uma fonte inesgotável de curiosidades e fatos interessantes sobre o Festival Amazonas de Ópera. Você, certamente, sairá da exposição com a mente repleta de novas informações e insights que vão te conquistar e querer ter mais proximidade com o estilo artístico. 

Ópera em Rede 

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade