Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Especial de Terror: o melhores filmes terror nos últimos 16 anos

Especial de Terror: o melhores filmes terror nos últimos  16 anos
O Terror é um gênero que passa por reinvenções porque tem como  característica a adaptação ao contexto em que está inserido. Ele funciona como um reflexo dos medos da sociedade no qual é produzido. O ranking da 'Collider', avalia filmes de terror desde os anos 1960. A avaliação leva em conta não só a qualidade dos filmes, mas também a maneira como o cinema de terror se reformula desde a era inaugurada por Hitchcock. Mas quais foram as produções mais marcantes e elogiadas nos últimos anos? Confira na lista abaixo:

PSICOPATA AMERICANO (2000)

Parte comédia de humor negro,  esse filme sobre os círculos rasos de riqueza dentro anos 80 em  Nova York, parte terror gráfico, nos transporta para a mente de um sociopata demente. Não foi nenhuma surpresa que a 'American Psycho' tornou-se como um clássico cult reverenciado. (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.


OS OUTROS (2001)

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.


EXTERMÍNIO (2002)

Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento desperta do coma em um hospital de Londres Jim (Cillian Murphy), completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado.


ALTA TENSÃO (2003)

Alexia (Maiwenn) viaja com Marie (Cécile de France) até sua casa de campo, para as duas poderem estudar juntas para as provas que se aproximam. Quando anoitece, um violento maníaco aparece armado na casa e mata toda a família de Alexia, incluindo seu cachorro. Marie consegue se esconder do assassino, que leva sua amiga como refém. Ela, então, o segue para tentar salvá-la e descobrir a identidade do bandido.


JOGOS MORTAIS (2004)

Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos igonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.


ABISMO DO MEDO (2005)

Um ano após um trágico acidente, algumas amigas vão explorar uma caverna. Uma delas, Juno (Natalie Jackson Mendoza), sem avisar as outras, as levou para uma caverna que nenhuma pessoa tinha explorado. Logo elas descobrem que talvez alguém tenha entrado ali, mas nunca saído vivo. Um acidente faz com que uma rocha se desprenda e as amigas fiquem presas na caverna. Com a saída bloqueada, elas passam a explorar o local, buscando outro meio de sair. Porém elas passam a ser perseguidas por estranhas criaturas, que se escondem na escuridão da caverna.


O SACRIFÍCIO (2006)

Após presenciar um trágico acidente diante do qual nada pôde fazer, o policial Edward Malus (Nicolas Cage) fica abalado psicologicamente. Recebe então uma carta de sua ex-noiva, que o abandonara anos atrás sem explicações. Ela pede ajuda: sua filhinha, Rowan (Erika-Shaye Gair), desapareceu em Summerisle, uma ilha isolada na costa do estado americano do Maine. Lá ele se vê cercado por uma série de estranhos eventos, que vão se tornando cada vez mais grotescos à medida que avançam os preparativos para a festa anual da colheita promovida pela comunidade. Até que Edward é surpreendido por um encontro com o Homem de Palha.


ATIVIDADE PARANORMAL (2007)

Desde criança Katie (Katie Featherston) ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já adulta, ela mora com seu namorado Micah (Micah Sloat), que, meio cético quanto aos depoimentos, resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. O que era para ser apenas uma forma de esclarecer o mistério torna-se uma experiência intrigante e assustadora.


OS ESTRANHOS (2008)

Kristen McKay (Liv Tyler) e James Hoyt (Scott Speedman) estão em plena viagem, rumo à remota casa de veraneio dos pais dele. Ao chegar eles apenas querem descansar um pouco, mas seu descanso é interrompido quando três estranhos mascarados invadem o local. Para piorar ainda mais a situação, os estranhos demonstram sentir prazer ao aterrorizá-los cada vez mais.


ARRASTE-ME PARA O INFERNO (2009)

Los Angeles. Christine Brown (Alison Lohman) trabalha como analista de crédito e vive com seu namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long). Um dia, para impressionar seu chefe, ela recusa o pedido de uma senhora (Lorna Raver) para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar sua casa. Como vingança ela joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine.


EU VI O DIABO (2010)

Existe um psicopata sanguinário à solta na Coreia do Sul. Jang Kyung-chul (Choi Min-sik) mata qualquer pessoa para obter carne humana, sem piedade por mulheres grávidas ou bebês recém-nascidos. A polícia tenta capturá-lo há décadas, sem sucesso. Quando a noiva de Soo-hyun, um agente secreto, é assassinada por este homem, o agente decide procurar sozinho pelo responsável. O encontro entre os dois homens ocorre rapidamente, mas Soo-hyun decide que a morte não é suficiente: será preciso torturá-lo, muitas vezes, para que o outro aprenda todo o mal que causou.


COLEGA DE QUARTO (2011)

A estudante Sara (Minka Kelly) acaba de entrar para a universidade e, como de costume, vai passar a dividir o dormitório com alguém. Sua nova companheira de quarto será Rebecca (Leighton Meester), uma jovem solitária pela qual rapidamente construirá uma forte amizade e compartilhará segredos. A única coisa que ela não contava era que sua nova amiga iria se tornar tão obcecada por ela a ponto de representar um perigo real para todos que a cercam.


O SEGREDO DA CABANA (2012)

Dirigido por Drew Goddard e escrito por Joss Whedon, O Segredo da Cabana nos apresenta uma visão alternativa aos filmes "found footage". Munidos de um grande orçamento, a dupla usa de elementos do gênero já desgastados e executa o filme incrivelmente bem. No papel o filme parecia ser apenas mais um "filme em que o assassino mata todos os jovens que saíram numa viagem de férias", mas O Segredo da Cabana desconstrói de forma original todos os arquétipos de personagens encontrados nesse tipo de filme em meio a uma trama brilhante e sangrenta, cheia de reviravoltas.
 

VOCÊ É O PRÓXIMO (2013)

A dupla  Adam Wingard e Simon Barrett pode ser responsável pelo fracasso que foi a seqüência de Bruxa de Blair, mas isso não diminui o  mérito de  "Você é o Próximo", uma obra  de terror inesperadamente incrível e subversiva . Eles pegaram o conceito de invasão a domicilio usado à exaustão,  e viraram de ponta cabeça, essencialmente renovando toda formula. É melhor não contar muito da historia, mas o que começa como um bando de assassinos mascarados que interrompem um jantar em família, vai saindo dos trilhos e te apunhala em lugares inesperado quando você não está nem olhando. O melhor de tudo, é tão divertido de assistir que merecer ser visto mais de uma vez.


BABADOOK (2014)

A estréia na direção do roteirista e diretor Jennifer Kent, o brilhante  ' Babadook' atravessa a linha entre o thriller psicológico e o terror. Kent nos apresenta de forma tímida o  antagonista de seu filme, o monstro de contos de fadas homônimo que aterrorizando uma viúva, Amelia, e seu  filho hiperativo de 6 anos, Sam. Seria o monstro uma invenção da cabeça da protagonista ou uma ameaça real e palpável. Depois de uma noite angustiante enfrentando  o monstro de frente em sua casa, (um evento que deixa o cão da família Bugsy morto), Amelia é capaz de confinar  Babadook  no porão da casa. Mas, como somos lembrados por Sam, "Se está em uma palavra, ou é em um olhar, você não pode se livrar do Babadook.



CORRENTE DO MAL (2015)

Um dos maiores clichês em filmes de terror, a famosa formula em que jovens "espertinhos" vão para um lugar afastado transar e acabam  assassinados. Em 'Corrento do Mal' essa idéia é elevada a enésima potencia, no filme  uma entidade sobrenatual misteriosa é transmitida de pessoa em pessoa através de contato sexual e literalmente o segue até a morte. O filme é um verdadeiro terror minimalista, que nos faz pular de medo enquanto a protagonista  Maika Monroe tenta escapar de um assassino que ninguém mais pode ver.


A BRUXA (2016)

A estréia na direção do roteirista Robert Eggers, a bruxa estreou em festivais e se tornou um queridinho da critica da noite pro dia. O filme se passa no século 17, Centrado numa familia exilada e temente a Deus, A Brixa explora a histeria religiosa que assolou os primeiros colonizadores dos Estados Unidos na vida real. O filme  é estrelado por Anya Taylor Joy, que interpreta Thomasin, a  filha mais velha da familia, que é banida após o desaparecimento de seu irmão, um bebê, cujo os pais suspeitam ter sido sequestrado por uma bruxa que vive nos bosques vizinhos; Com sua mãe em um estado inconsolável, a situação de Thomasin logo toma rumo  pior, quando fenômenos  sobrenaturais recaem  sobre sua familia, os quais ela é resposabliizada.


 Fonte (Collider, Adoro Cinema)

Veja mais notícias sobre Filmes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/