Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 04 Dezembro 2020

Ufam lança mais cinco editais de pós-graduação para cursos de mestrado e doutorado; saiba quando se inscrever

ufam fachada foto william costa portalamazonia.com

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), informa que os Programas de pós-graduação (PPGs) em Matemática, Letras, Direito e Imunologia Básica e Aplicada estão com inscrições abertas ou com seleção prevista para os próximos meses para cursos de mestrado e doutorado ( apenas Informática). O ingresso nos referidos cursos está previsto para o primeiro semestre letivo de 2021.

Fachada da UFAM em Manaus. (Foto: William Costa/Portal Amazônia)

Embora todos os editais de pós-graduação estejam disponíveis no site da Propesp, os candidatos devem estar atentos às informações divulgadas nos sites dos PPGs pelos quais têm interesse, pois cada Programa de Pós-Graduação estabelece seus próprios prazos e critérios de seleção. Confira os editais lançados:

PPGM

Do dia 23 de novembro ao dia 31 de dezembro de 2020, estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no curso de mestrado em Matemática do Programa de pós-graduação em Matemática (PPGM/Ufam).

O PPGM dispõe das áreas de concentração Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Podem se candidatar portadores de diploma ou finalistas de curso superior reconhecido pelo MEC em Matemática ou em áreas afins. Através do edital 30/2020, o processo seletivo oferece 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 18 (dezoito) vagas regulares, para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 4 (quatro) para a área de Estatística; 6 (seis) vagas suplementares para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 2 (duas) vagas suplementares para a área de Estatística. As vagas suplementares visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

PPGL

Com um exame de seleção que compreenderá três etapas, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) oferece, através do edital 31/2020, 36 vagas, sendo 29 para ampla concorrência e 7 suplementares. Para a área de concentração Teoria e Análise Linguística serão destinadas 19 vagas regulares e 5 suplementares e para a área de Estudos Literários serão destinadas 10 vagas regulares e 2 suplementares. O período de inscrição vai do dia 30 de novembro ao dia 11 de dezembro de 2020. As inscrições serão efetuadas por meio do formulário de inscrição disponibilizado na página eletrônica http://www.ppgl.ufam.edu.br.

PPGDIR

Com exame de seleção a ser realizado em 3 etapas, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGDIR) oferece, através do edital 32/2020, 20 vagas regulares e 4 suplementares para o curso de mestrado que tem como área de concentração Constitucionalismo e Direitos na Amazônia. O período de inscrição vai de 1º a 31 de dezembro a de 2020.

PPGI

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) oferece, através do edital 33/2020, 33 vagas regulares e 7 suplementares para mestrado e 20 vagas regulares e 4 suplementares para doutorado a candidatos das áreas de Computação, Matemática, Estatística, Física, Engenharia e afins. O período de inscrição vai de 4 a 18 de janeiro de 2021.As inscrições serão efetuadas exclusivamente de forma on-line, através do Requerimento de Inscrição preenchido no endereço eletrônico www.ppgi.ufam.edu.br.

PPGIBA

Voltado a candidatos que até a data da matrícula tenham completado o curso de duração plena e devidamente reconhecido nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Odontologia, Biotecnologia, Biomedicina, Fisioterapia e demais cursos afins, o Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) oferece, através do edital 34/2020, 13 vagas regulares e 3 suplementares para curso de mestrado. O período de inscrições vai de 4 a 21 de janeiro de 2021. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico do PPGIBA: [email protected].

Seleções em tempos de pandemia

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, em exercício, professora Adriana Malheiro, foram lançados cerca de 20 editais de Pós-graduação em 2020. "Mesmo neste cenário adverso de pandemia de Covid-19, marcado pela paralisação das atividades presenciais em nossa Universidade, a pós-graduação da Ufam não parou.Com esforço contínuo conseguimos lançar 16 seleções de mestrado e 6 de doutorado", declarou a gestora.

Novos editais abertos. (Arte:Divulgação/Ufam)

Outros editais já lançados


PROFCIAMB


O Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) ocorrerá no período de 03 de novembro até o dia 24 do mesmo mês. O PROFCIAMB dispõe de área de Concentração no Ensino de Ciências Ambientais, contemplando as linhas de pesquisa em Recursos Naturais e Tecnologia e Ambiente e Sociedade. Serão oferecidas 20 vagas destinadas aos servidores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). O período de inscrição para o Exame de Seleção ocorrerá entre os dias 20 e 24 de novembro.

PPGSCA

Já o Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) realiza inscrições para o exame de seleção no período entre os dias 03 e 24 de novembro. O Programa dispõe da Área de Concentração em Processos socioculturais na Amazônia, contemplando as seguintes linhas de pesquisas: Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais, Redes, Processos e Formas de Conhecimentos e Processos Sociais, Ambientais e Relações de Poder. Serão oferecidas para o curso de Mestrado 20 vagas regulares e 05 suplementares.


PPGSSSA

No período de 03 a 12 de novembro ocorre às inscrições para exame de seleção do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSSSA). O programa oferta para o Curso de Mestrado 19 vagas, que serão distribuídas em 15 vagas para ampla concorrência (regulares) e 04 vagas suplementares. O PPGSSSA dispõe da seguinte área de concentração: Serviço Social, Políticas Públicas, Trabalho e Sustentabilidade na Amazônia. E duas Linhas de pesquisa em Questão Social, Políticas Sociais, Lutas Sociais e Formação Profissional e Gestão Social, Desenvolvimento, Ambiente, Direitos Humanos, Cultura e Diversidade Socioambiental.

PPGCF

De 26 de outubro a 10 de novembro acontece as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) com ofertas de 12 vagas regulares e 02 suplementares. O PPGCF está inserido na área de concentração em "Bioanálises e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos" com 03 linhas de pesquisa: Desenvolvimento, avaliação da qualidade e da utilização de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos, Avaliação da eficácia e segurança de insumos e produtos farmacêuticos e cosméticos e Investigação de marcadores laboratoriais e moleculares em doenças prevalentes na Amazônia.

PPGECH

Já o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidade (PPGECH) inscreve no período de 19 de outubro a 07 de novembro para o exame de seleção do Curso de Mestrado com oferta de 28 vagas, sendo 22 regulares e 06 suplementares. O PPGECH dispõe das seguintes linhas de pesquisas na área de concentração: Ciências Humanas e Ciências Naturais e Matemática com as seguintes linhas de Pesquisa: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas, Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática.

PPGPSI

E, finalmente, o Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) inscreve para o exame de seleção para o curso de Mestrado até o dia 15 deste mês de outubro, encerrando-se às 23h59 (horário de Manaus). O PPGPSI dispõe das seguintes linhas de pesquisas: Processos Psicossociais e Processos Psicológicos e Saúde. Serão oferecidas 20 vagas, sendo 16 regulares 04 suplementares.

Veja mais notícias sobre AmazonasEducaçãoNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 05 Dezembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/