Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Abril 2020

Festival Literário e Cultural do SESI começa nesta sexta-feira, em Manaus

Festival Literário e Cultural do SESI começa nesta sexta-feira, em Manaus
A 3ª edição do Festival Literário e Cultural do SESI (FLICS), que será realizado em parceira com a Fundação Rede Amazônica e com o Projeto Vaga Lume, terá início nesta sexta-feira (23), no SESI Clube do Trabalhador, em Manaus. O evento reunirá, até domingo (25), de 10h às 20h, alunos, professores e a comunidade em geral, com uma programação especial em homenagem à escritora e jornalista Etelvina Garcia, além da premiação do concurso literário Conta um Conto.
Foto:Divulgação/Fieam

O FLICS tem como principal característica a democratização da cultura, conforme informou a coordenadora Ana Karina Holanda, gerente da Escola Dra. Emina Barbosa Mustafa e organizadora do FLICS.


“É um festival com a missão de democratizar a cultura em todas as suas linguagens. Promove debates, exposições e incentiva o hábito da leitura, além de estimular produções literárias, intelectuais e editoriais, revelando novos talentos”, disse.


A escritora Etelvina Garcia, que está sendo homenageada, tem uma vida dedicada ao estudo da história e da problemática econômico-social da Amazônia, e já publicou vários livros, entre eles “O Poder Judiciário na História do Amazonas”, “O Ministério Público na História do Amazonas”, “Modelo de Desenvolvimento Zona Franca de Manaus – História, Conquistas e Desafios, “Amazonas, Notícias da História – Período Colonial” e “Manaus, Referências da História”.


Etelvina estará na cerimônia de abertura do FLICS, que acontece no sábado, às 19h, junto com a apresentação de Guilherme Cordelista, onde será homenageada e participará de um bate-papo juntamente com Romahs Mascarenhas.
 

Concurso Conta um Conto


Além da programação literária, a Fundação Rede Amazônica (FRAM), que promoveu, até o início do mês de agosto, a seleção do concurso Conta um Conto, fará a premiação dos melhores contos, baseado no tema: "Como seria o mundo sem internet?".


"Essa terceira edição vem nos mostrando que sempre podemos ir além, o concurso abrange apenas a região Norte, mas recebemos inscrições de estados como Minas Gerais e Mato Grosso, e isso mostra que nossa voz está chegando mais longe do que pensamos. Nosso grande objetivo é incentivar nossas crianças sobre a importância da leitura e escrita e despertar a discussão de temas da atualidade, como a internet, e a partir deste tema recebemos contos dos mais variados jeitos, mas todos reforçando o quão a geração da atualidade é ligada à internet, tecnologias e ferramentas inovadoras", conta Amanda Castro, assistente na FRAM.


Os vencedores das quatro categorias (Categoria 1 (4ª e 5ª anos); Categoria 2 (6ª e 7ª anos); Categoria 3 (8ª e 9ª anos); e Vagalume (6ª e 7ª anos), exclusiva para crianças de comunidades inscritas no projeto) serão anunciados no dia 25 de agosto, a partir das 19h, último dia de realização do FLICS.
Foto:Matheus Castro/Rede Amazônica
Programação


Na Estação das Letras concentram-se mais de dez livrarias regionais e nacionais, e também distribuidoras, editoras e sebos dos mais variados segmentos literários. Esta área é dedicada à venda de livros e programações internas de cada expositor, como encontros com autores, debates sobre obras e dinâmicas.


As Estações Multiculturais receberão mostras de fotografia, artes plásticas, artesanatos e itens para comercialização. Os expositores nestes espaços estão comprometidos com a qualidade de seus produtos, com a excelência nas vendas e atendimento e com a diversidade de itens que se relacionam entre os mundos literários, e cultura geek.


A Praça FLICS é a área voltada a todo tipo de interação. Desde trocas de objetos entre o público (como livros e apostilas), distribuição de mudas de plantas, à continuidade na venda de itens diversos, exposições de artesanato e intervenções culturais como a literatura de cordel, show, danças. Além de oferecer uma alimentação variada e até um palco para apresentações e interações, onde o público se sentirá à vontade para ser o
protagonista.


O Cine FLICS é outra novidade, o auditório vira um cinema para a exibição de grandes clássicos, documentários e produções de curta duração.


O Fórum de Educação é a novidade da terceira edição, acontece nos dias 24 e 25 para estudantes universitários das licenciaturas e professores da rede estadual, municipal e privada de ensino.


Palestras e oficinas serão constantes na programação do FLICS
Sexta-feira, 23: Como passar no ENEM
Sábado, 24: Fórum de Educação com BNCC em foco – Editora SOMOS e Transformando Aulas em Espetáculos Memoráveis – Regis Blauth – IEL Amazonas


Domingo, 25: Fórum de Educação
Inclusão, um desafio para a educação – Tatynne Santos (psicóloga SENAI) / Ana Carla Bezerra (psicopedagoga SESI)


OFICINAS (em construção)


Sexta-feira, 23: Cozinha Brasil e SENAI
Sábado, 24: Cozinha Brasil e SENAI
Domingo, 25: Cozinha Brasil e SENAI


O FLICS SHOW será o talk-show do Festival. Consiste em um bate-papo informativo e descontraído com o público, com dinâmicas e brindes entre entrevistado e platéia. Acontece duas vezes ao dia, durante os três dias, sendo dividido por temas.


Sexta-feira, 23: Teatro: a arte de encantar.
Sábado, 24: Mulher: Empoderamento e Mercado de Trabalho; Jornalismo, Webjornalismo e Novos Conceitos de Comunicação.
Domingo, 25: Filmes e Séries e; Música e Musicais.


O Palco FLICS, além de receber o FLICS SHOW, também ganhará programações diversas com “Aulões para o ENEM” e bate-papos sobre a “História de Manaus”, “Web jornalismo e Novos Conceitos de Comunicação” com digitais influencers e jornalistas, painel integrado sobre aprendizagem criativa, além, claro, de programações teatrais, musicais e de dança.


FLIQUINHO é o espaço infantil do FLICS. Conta com teatro de fantoches, pinturas, apresentações teatrais, gincana, jogos e o resgate de brincadeiras antigas. Esse espaço foi criado e idealizado pelas Escolas SESI do Amazonas, tendo uma programação mais que especial, demonstrando um pouquinho do que desenvolvem ao longo do ano. Além disso, a Cia Trilhares entra com uma programação especial, com Oficina de Jogos de Improviso e Vivência de Palhaçaria para as crianças, e a apresentação Trilhares em Cena com o espetáculo “A Conselheira da Rainha e Linda Flor”. Este espaço recebe a visita ilustre da escritora amazonense Ana Maria Peixoto, presenteando o público com uma belíssima contação de história baseada nas suas produções literárias. O Fliquinho vira mar para apresentação do Baby Shark, o que para a garotada é a sensação do momento e vira também um grande Mundo Bita para despertar a imaginação e alegria dos pequenos leitores.


O projeto Mania de Ler da SEC estará no FLICS! Três Kombis totalmente adaptadas para uma biblioteca. Conta com títulos diversos e gibis. O espaço proporcionará ao público acesso à leitura e entretenimento, e a ideia é inovadora.




Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Abril 2020